O prefeito de Maceió, JHC, participou nesta segunda-feira (16) da entrega do acelerador linear para tratamento do câncer, no Hospital Universitário (HU). O acelerador possui tecnologia avançada e permite o dobro de capacidade de atendimento, que passa de 30 para 60 por dia. A estrutura foi adquirida com recursos do Ministério da Saúde. Durante a solenidade, o gestor destacou os avanços da atenção básica de saúde na capital alagoana.
“Maceió tinha apenas 27% de cobertura de PSF [Programa Saúde da Família] e com as equipes de atenção primária, nós fomos para 52% e vamos chegar a 70% com o credenciamento que o Ministério da Saúde fez com Maceió, viabilizando ampliar os atendimentos de atenção básica. Maceió tem se destacado com o Corujão da Saúde, aquisição de insumos para que a gente tenha abastecimento regular nas nossas farmácias. A gente fica muito feliz de estar prestigiando mais um evento voltado para a saúde de quem mais precisa”, destacou JHC.
O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem melhorias na qualidade do tratamento de radioterapia, utilizando raios-x de alta energia aplicados sobre o tumor. O equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve presente na solenidade, destacou o trabalho da Prefeitura de Maceió no combate a pandemia da Covid-19 e comemorou a entrega do acelerador.
“A Prefeitura de Maceió vacinou bem, e foi através da Prefeitura que conseguimos melhorar os indicativos do Estado que não estavam tão bons. Hoje comemoramos a inauguração de um acelerador linear, mas o mais importante que o acelerador, são os profissionais que lidam com o câncer. Agradeço a vocês que me receberam, pelo carinho que sempre temos aqui no estado de Alagoas”, expôs o ministro.
“Amenizar o sofrimento” - O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, agradeceu o empenho de todos que têm contribuído com a instituição.
“A gente busca os parceiros que tem que buscar, e a gente está conseguindo dentro do que é possível, com quem vem conhecer o acelerador e prestar solidariedade, porque essa é a melhor Universidade, a que resiste, e busca serviços de qualidade”, afirmou.
Segundo Célio Rodrigues, superintendente do HU, o hospital investiu mais de R$ 1,8 milhão de recursos próprios, na reforma do bunker, local onde foi instalado o acelerador. O superintendente do Hospital Universitário, falou sobre a importância de levar esperança para os pacientes. “Nosso papel e nosso prazer é amenizar o sofrimento das pessoas, que a gente possa trazer esperança para nossos pacientes”, disse.
O deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou sobre a importância da união de esforços para fortalecer a saúde.
“Hoje é um momento de felicidade, momento de concretização de um sonho. Vamos dar as condições para que esse hospital funcione na sua plenitude, mas precisamos trabalhar juntos. Nosso interesse é trabalhar para um Brasil melhor, precisamos estar todos juntos”, enfatizou o deputado.