A novela em que se transformou a eleição para governador "tampão" de Alagoas deve ter finalmente uma conclusão neste domingo, 15. A sessão extraordinária está agendada para as 13 horas de hoje, ainda em clima de incerteza, diante da guerra jurídica das últimas semanas. Na sexta-feira, 13, após votos favoráveis de 5 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) à realização do pleito neste domingo, um pedido de vista feito pelo ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento do referendo da medida cautelar em que o ministro Gilmar Mendes determinou a reabertura do prazo de inscrição de candidatos. Porém, o pedido de Nunes não impede a realização da eleição, convocada após Renan Filho (MDB) se retirar do cargo para disputar uma vaga ao Senado.
A cobertura completa da eleição você acompanha logo mais aqui, pelo TNH1, e nesta segunda, 16, na programação da TV Pajuçara.
Como vai ser a votação - Em ato do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB), publicado no Diário Oficial Eletrônico desse sábado, 14, foram determinadas as regras de utilização da tribuna do plenário durante a sessão de hoje. Veja:
I - Durante a sessão só os Deputados podem permanecer no Plenário;
VI - A nenhum Deputado será permitido falar sem pedir a palavra e sem que o Presidente lhe conceda;
X - Se o Deputado insistir em perturbar a ordem ou o andamento regimental de qualquer proposição, o Presidente convidá-lo-á para retirar-se do recinto;
XIV - Nenhum Deputado poderá referir-se à Assembleia ou a qualquer de seus membros, e de modo geral, a qualquer representante do Poder Público, em forma descortês ou injuriosa
Quem são os candidatos:
Disputam a eleição indireta 7 chapas (compostas governador e vice), após a renúncia das candidaturas de Francisco Aureliano Rocha de Vasconcelos Teixeira, da chapa 4. Veja quem está na disputa: