MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
02/05/2022 às 09h09min - Atualizada em 02/05/2022 às 09h09min

Eu avisei que Alagoas iria sangrar

Política Alagoana

Por: Jornalista Wadson Regis
https://al1.com.br/
Por: Reprodução - Nicolau Maquiavel é um grande nome da teoria política.

“A guerra é justa quando necessária”. Quem disse foi Nicolau Maquiavel (1469 a 1527). O interessante é que o italiano, fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são, e não como deveriam ser, escreveu isso em meados de 1500, justamente na época do descobrimento do Brasil. Mais de meio século depois as teorias dele se mostram atuais na política de Alagoas.

Maquiavel também defendia que “a suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). A conduta do governante deve ser de acordo com a situação”.

Disse, também: “Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sente. Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal”.

Entender as estratégias de luta pelo poder, segundo Maquiavel, significa ensinar o povo a não ser escravizado, a lutar por liberdades e oportunidades.

Há um clima hostil que inflama a política de Alagoas, por meio de um processo simples, de escolha indireta do governador e vice, pelos deputados estaduais. O pedido de tropas militares na Assembleia Legislativa, negado pela Justiça, confirma que o passado do erro não foi enterrado. As decisões, divergentes, numa questão elementar, também comprovam que a justiça não é cega, ela escolhe o lado que não quer ver.

O imponderável está chacoalhando geral. Imagine um partido pedir ao Judiciário que obrigue o Executivo a ordenar que forças policiais invadam o Legislativo. Estado de exceção ante o estado democrático de direito. 

Só para ser justo comigo: “EU ALERTEI QUE ALAGOAS IRIA SANGRAR”. Por enquanto os efeitos são apenas colaterais em alguns indivíduos. É só o começo. Não espere diálogo do meio até o fim.

Hoje, independente do resultado, será um dia histórico para Alagoas.

Por: Wadson Regis


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90