MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
01/05/2022 às 19h31min - Atualizada em 01/05/2022 às 19h31min

Cruz Vermelha e ONU retiram civis de usina siderúrgica em Mariupol

Entidade declara que nenhum detalhe pode ser compartilhado até que a situação permita

Andrew Careyda CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/
Reprodução/CNN

Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está trabalhando com a Organização das Nações Unidas (ONU) em uma operação para retirar as pessoas de Mariupol e da usina siderúrgica Azovstal sitiada, segundo comunicado da entidade.

“O CICV confirma que uma operação de passagem segura está em andamento, em coordenação com a ONU e as partes em conflito. O comboio de evacuação de civis começou em 29 de abril, percorreu cerca de 230 quilômetros e chegou à usina de Mariupol na manhã de sábado, hora local, segundo o comunicado.

“O CICV insiste no fato de que nenhum detalhe pode ser compartilhado até que a situação permita, pois isso pode comprometer seriamente a segurança dos civis e do comboio. Autoridades locais relevantes estão se comunicando com os civis sobre detalhes práticos”.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou pelas redes sociais neste domingo (1º) que a “evacuação de civis de Azovstal começou”.

“O 1º grupo de cerca de 100 pessoas já se dirige para a zona controlada”, acrescentou Zelensky.

“A evacuação de civis de Azovstal começou. O 1º grupo de cerca de 100 pessoas já se dirige para a área controlada. Amanhã vamos encontrá-los em Zaporizhzhia. Gratidão a nossa equipe! Agora eles, juntamente com a #ONU, estão trabalhando na evacuação de outros civis da usina.”

O conselho da cidade de Mariupol disse no domingo que havia uma “chance” de evacuar civis da cidade sitiada de Mariupol.

O Conselho solicitou que as pessoas se reunissem às 16h na hora local (às 10h de Brasília) perto de um centro comercial chamado “Port City”, a fim de evacuá-los para a região sul de Zaporizhzhia.

“Se você tem parentes ou conhecidos em Mariupol, tente contatá-los de todas as maneiras. Ligue, mande mensagem e diga que é possível ir a Zaporozhzhia, onde é seguro”, disse o Conselho pelo Telegram. “Oramos para que tudo funcione”, complementou.

 

Um canal local do Telegram disse anteriormente que até as 15h, em hora local, um “corredor verde” estaria aberto para os cidadãos que desejam entrar em território “controlado pelo inimigo no distrito de Kamensky”.









 

Há cerca de 100 mil pessoas ainda em Mariupol, embora a maior parte da cidade tenha sido severamente danificada por semanas de bombardeios e ataques aéreos das forças russas.

Mariupol é o lar da siderúrgica Azovstal, que foi submetida a intenso bombardeio russo nas últimas semanas. Acredita-se que centenas de pessoas, dezenas delas feridas, estejam dentro do complexo siderúrgico.

No domingo, agências de notícias estatais russas disseram que 46 civis foram evacuados das proximidades da usina, citando o Ministério da Defesa russo.

Seus relatórios seguiram comentários de um comandante ucraniano que está dentro da fábrica, afirmando que alguns civis foram evacuados da siderúrgica após a introdução de um cessar-fogo.

Esperava-se que esses civis, todos mulheres e crianças, fossem para o “destino acordado” de Zaporizhzhia, disse o capitão Svyatoslav Palamar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90