Um apoio financeiro para quem tem uma ideia inovadora, mas ainda não sabe como começar a colocar em prática. Esse é o propósito do programa Geração do Hoje Serviços (GdH-S) que oferece uma premiação no valor de R$ 20 mil para cinco ideias inovadoras e ainda garante a formação e capacitação dessas novas startups, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Alagoas.
O programa já está na sua segunda rodada, as inscrições são gratuitas e seguem até a próxima sexta-feira (22), por meio do link https://doity.com.br/gdhs-2/. Qualquer pessoa, física ou jurídica, que atenda as especificações expostas no edital pode participar da seleção.
Serão aceitos projetos inovadores que tenham suas soluções aplicadas aos seguintes setores: Turismo e Gastronomia; Eventos, Entretenimento e Lazer; Agronegócio, Pesca e Aquicultura; Construção Civil e Mercado Imobiliário; Comércio e Varejo; Educação, Saúde e Bem Estar; Transporte, Logística e Mobilidade; Financeiro e Jurídico; Marketing e Mídias; Economia Criativa; Relacionamento e Games.
O GdH-S é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e o Sebrae Alagoas. Ele será dividido em quatro fases: seleção das ideias; capacitação e amadurecimento das ideias; Demoday e Premiação das cinco melhores ideias (subvenção econômica) e, por fim, acompanhamento das startups premiadas.
Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essas ações são necessárias para a criação de um ambiente favorável e para o fortalecimento do empreendedorismo inovador. “Nós queremos dar condições para que o ecossistema local transforme ideias em soluções e negócios, com o apoio do Governo do Estado, criando um ambiente cada vez mais fortalecido”, destaca o secretário.
PRIMEIRA RODADA
Na primeira rodada do programa, que aconteceu em dezembro do ano passado, as propostas inovadoras vencedoras foram das startups Com Paixão, Mulheres Connectadas, Alpha D e Plataforma Rede Ciclo. Após passar por uma comissão técnica de avaliadores, cada uma recebeu, do Governo de Alagoas, uma subvenção econômica de R$ 20 mil cada e já aplicaram aos seus negócios criando um ambiente empreendedor mais fortalecido.