Focada em inibir o descarte irregular de resíduos, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou suas equipes de educadores para os bairros Poço e Benedito Bentes, áreas consideradas críticas pela equipe técnica. A ações iniciaram na última segunda (11) e se encerraram nesta quarta-feira (13).
Duas equipes, formada por 40 pessoas, que integram o quadro de servidores da superintendência e jovens aprendizes que trabalham em empresas responsáveis pela coleta domiciliar da cidade, se dividiram entre os dois bairros, levando orientações aos moradores e comerciantes sobre o despejo inadequado de lixo.
No Poço, os servidores realizaram o trabalho na Avenida Cid Scala, área que recebe diariamente grandes quantidades de lixo descartado de forma irregular pelos próprios moradores. Outro ponto trabalhado pelas equipes de educação ambiental foi a Avenida Benedito Bentes, principal via da localidade. É lá que diversos comerciantes utilizam o canteiro como depósito de resíduos.
Para a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, a população precisa conhecer as maneiras corretas de destinar os resíduos gerados.
"As vezes, as pessoas sabem do correto e não querem fazer por vários motivos. E, em outras situações, os comerciantes e moradores sequer sabem como agir em relação ao resíduo gerado. Então, a educação ambiental tem esse papel: informar sobre a coleta domiciliar, tirar dúvidas e indicar locais que devem ser utilizados para o despejo adequado", explicou.
Moradora do Benedito Bentes 2, Maria Tereza, contou que já presenciou diversos descartes irregulares. "Eu sempre passo aqui na avenida e vejo os funcionários das lojas jogando lixo no canteiro, é um absurdo. Espero que agora eles tenham consciência", revelou.
Central de Monitoramento
Uma das maneiras da população contribuir com a limpeza urbana é denunciando. Em caso de flagrante, o cidadão deve enviar fotos ou vídeos e o endereço completo do local da ocorrência através do número 0800 082 2600 ou WhatApp (82) 98802-4834.