Foi iniciado nesta terça-feira (12), o II Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente. O evento é promovido pela Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL) e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió.
O vice-prefeito, Ronaldo Lessa, esteve presente ao evento, representando o prefeito JHC. Lessa falou da importância do trabalho dos conselheiros.
“Vocês, escolheram como profissão, defender os direitos de criança e adolescentes. É uma honra fazer esse trabalho. Aproveitem o curso e o aprendizado e apliquem o que aprenderam na defesa de nossas crianças, que são nosso patrimônio”, disse Ronaldo Lessa.
O evento reuniu Conselheiros Tutelares e outros profissionais que fazem parte da rede de atendimento à criança e ao adolescente. O conselheiro tutelar da Região Administrativa VIII de Maceió e presidente da ACECTAL, Ariudo Alves de Souza, destacou a importância da participação dos conselheiros e o apoio da Prefeitura de Maceió.
“Nessa gestão, vimos o empenho da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em capacitar os conselheiros tutelares de Maceió. Por isso, é muito importante a participação de todos das 10 regiões administrativas e dos envolvidos na rede atendimento a criança e ao adolescente no Município”, pontuou.
O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, contou um pouco da sua história de superação e da importância da proteção ao direito da criança e do adolescente.
“Esse tema é um assunto que me envolve, pela minha história. Essa capacitação é um retrato positivo da importância que a gestão municipal, através da Assistência Social, dá para que se tenha uma rede de atendimento capacitada, com toda plenitude técnica, para poder defender nossas crianças e adolescentes, assim como aconteceu comigo”, destacou.
O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Bezerra Alves, também esteve presente e falou da importância do evento.
“Parabéns pela iniciativa de reunir conselheiros tutelares e técnicos para atuar e fazer a articulação com outras políticas públicas. O evento mostra o compromisso do Município com a causa da criança e do adolescente”, enfatizou.
O II Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente acontece, ainda, nesta quarta(13) e quinta(14), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que fica na Rua Celso Piatti, no bairro Jaraguá.
O evento tem o objetivo de reunir os profissionais que fazem parte da rede. No evento, eles vão compartilhar experiências, discutir problemas e apresentar soluções que possibilitem o crescimento, tanto profissional quanto da política de proteção integral à criança e ao adolescente.