Evento realizado na manhã deste sábado(2) na Praça dos Martírios, em frente ao Museu Floriano Peixoto, antigo Palácio do Governo, no Centro de Maceió, marcou a despedida do governador de Alagoas, Renan Filho, que anunciou sua renúncia ao cargo, para concorrer a uma vaga no Senado, nas eleições de outubro deste ano.
Público aguardando pronunciamento de Renan Filho - Por: Marcos Souza
Aguardado por uma multidão, Renan Filho falou aos presentes da sacada do Palácio Floriano Peixoto. Em suas primeiras palavras, agradeceu ao pai, Renan Calheiros, a mãe, Verônica Calheiros, os filhos, e de forma muito especial e carinhosa, a mulher, Renata Calheiros, a quem RF fez uma "declaração de amor", além de agradecer a todos(as) que estavam ao seu lado, autoridades, secretários ,deputados aliados e lideranças presentes.
Dos mandatos (2014 e 2018) 7 anos e 3 meses
Renan Filho iniciou o pronunciamento falando sobre sua seus sete anos e très meses à frente do executivo estadual, citando resultados e conquistas de sua gestão, enfatizando o enfrentamento de problemas, em áreas como, saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, que até então eram minimizados transferindo a culpa para outros.
“Quando assumi o governo, assumi com o compromisso de parar de transferir responsabilidades para outros, saúde, educação e segurança é problema de governo", disse.
Em certo momento, Renan Filho, mencionou o nome do senador Renan Calheiros, a quem parabenizou e agradeceu pelos relevantes serviços prestados ao Brasil e ao estado de Alagoas, no Congresso Nacional, principalmente no período mais turbulento enfrentado por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, serviços esses que ajudaram a "salvar vidas".
Do Legado
Citando a atuação de sua gestão durante a pandemia da Covid-19, Renan Filho mencionou as inaugurações dos hospitais e das Upas. Disse ainda que sua gestão está deixando R$ 4 bilhões nos cofres para investimentos no Estado e que obras estão em andamento e serão concluídas pelo seu sucessor.
"Mesmo com o país em crise, ajustamos as contas que nos possibilitou investir em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, além de investimentos futuros garantidos".
Por oportuno, Renan Filho, reafirmou seu apoio ao ex-presidente Lula, na disputa pela Presidência da República, além de enaltecer o nome do deputado Paulo Dantas para assumir sua vaga como governador do Estado.
“Encerro esse meus dois governos com sentimento de gratidão; com sentimento misto de dever cumprido. O que eu não consegui fazer foi por conta das minhas limitações. Eu vou estudar mais, me dedicar mais e quero dizer que onde eu estiver, eu estarei lutando e trabalhando por Alagoas”, afirmou.
“Eu vou deixar hoje o Governo do Estado para me colocar à disposição do povo de Alagoas, para ser senador da República e lá no Senado Federal defender os nossos interesses", cravou Renan, agradecendo a todos.
Sob os aplausos, uma pausa para ESCUTAR gritos de um grupo de pessoas presentes ao evento que dizia " Não assanhem o formigueiro por que ninguém suporta as formigas".
Vídeo
Despedida Renan Filho (Doa)...
Do Prestígio
O evento foi prestigiado por diversas caravanas oriundas do interior do estado, além de autoridades, políticos, integrantes de movimentos sociais e associações.
Caravana de Olivença(Al) prestigiando evento - Por: Marcos Souza
Comunidade do Feitosa - Vida Nova nas Grotas comandada por MIRIAM - Foto: Marcos Souza
Movimentos sociais marcando presença - Por: Marcos Souza
Em defesa da Reforma Agraria Urbana - Movimentos aderem ao evento - Por: Marcos Souza
Quem assume / Entenda
Assume o cargo de governador do estado, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Klever Loureiro, até a realização de uma eleição suplementar, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), que deve ocorrer em até 30 dias.
Por: Jornalista Marcos Souza