O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil estaria pronto para enfrentar uma possível Segunda Guerra Mundial. A fala aconteceu durante evento oficial no Palácio do Planalto.
Guedes afirmava que o país já estaria plenamente recuperado economicamente após os efeitos da pandemia de covid-19.
“Realmente vocês podem olhar com orgulho uns pros outros, nós todos juntos, porque a calamidade foi terrível, foi a maior crise sanitária dos últimos 100 anos. E o Brasil foi duro na queda, porque o Brasil caiu, levantou, tá em pé, já sacudiu e está mais arrumado que o pessoal lá fora.”
E adicionou: “Se vier a Segunda Guerra Mundial aí, nós estamos prontos de novo, nós vamos expandir, porque estamos com déficit zerado.”
A fala de Paulo Guedes chama atenção por causa de um erro histórico: a Segunda Guerra Mundial já aconteceu, entre 1939 e 1945. Na ocasião, a Alemanha nazista de Adolf Hitler tentou criar o III Reich, invadindo diversos países vizinhos. A aliança chamada de Eixo era formada por Alemanha, Itália e Japão.
Os opositores e vencedores da guerra foram os Aliados, grupo formado por França, Inglaterra, Estados Unidos e, posteriormente, União Soviética.
Em um evento realizado na tarde desta terça-feira (15) no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que sempre vai na contramão do que o ministro da Economia, Paulo Guedes, fala em relação a assuntos de política.
Ao lado de Guedes e outras autoridades, o mandatário brasileiro participou do lançamento do Marco de Securitização e Fortalecimento de Garantias Agro.
Bolsonaro fez a declaração depois de falar que Adolfo Sachsida, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, deu suas “primeiras aulas de economia”.
"Hoje, acho que eu sei 10% do que o Paulo Guedes sabe. Assim como ele sabe 10% do que eu sei de política”, falou o presidente.