SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou de "cinismo moral e político" a proposta de corredores humanitários apresentada pelo mandatário russo, Vladimir Putin, para retirar ucranianos pela Rússia ou pela Belarus país aliado de Moscou.
Macron telefonou a Putin no domingo (6) pedindo um cessar-fogo e recebeu como resposta nesta segunda (7) a proposta dos corredores humanitários.
"Isso não é sério. É de um cinismo moral e político que me parece insuportável", disse o presidente em entrevista ao canal de TV LCI. Para Macron, o gesto russo é um "discurso hipócrita que consiste em dizer 'vamos proteger as pessoas e levá-las a Rússia'", disse. "Pessoas estão morrendo, estão exaustas. E não conseguimos obter um cessar-fogo", afirmou.
Mais cedo, a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Irina Vereshchuk, afirmou que o presidente francês estava sendo manipulado. "Espero que o presidente francês, Emmanuel Macron, entenda que seu nome e desejo sincero de ajudar na realidade estão sendo usados e manipulados pela Federação Russa", disse ela. Para a Ucrânia, a proposta como foi apresentada é "imoral".