Em reunião virtual com senadores dos EUA, ocorrida neste sábado (5/3), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu para que sejam enviados aviões para ajudar as tropas ucranianas no combate ao avanço do Exército russo.
O pedido em tom “desesperado” foi para que países do Leste Europeu forneçam aeronaves de fabricação russa. Presente no encontro, o senador democrata e líder da maioria na Câmara dos EUA, Chuck Schummer, foi quem revelou o teor da reunião.
“Esses aviões são muito necessários. E farei todo o possível para ajudar o governo a facilitar sua transferência”, informou o senador em comunicado.
O pedido de Zelensky ocorre justo no momento em que o Congresso americano avalia se enviará mais ajuda à Ucrânia. Entre os tópicos em votação, está um pedido de emergência de US$ 10 bilhões feito pelo presidente Joe Biden.
Alguns senadores, como Steve Daines e Maco Rubio, publicaram nas redes sociais imagens de Zelensky durante a reunião deste sábado.
Havia sido solicitado, antecipadamente, que nenhum dos participantes da reunião publicasse imagens do presidente ucraniano para proteger a segurança dele.
As publicações desse senadores receberam críticas por parte de alguns colegas. Zelensky foi alvo de tentativas de assassinato nos últimos dias — pelo menos três, em uma semana.