O jogo entre Erzurumspor e Ankaragucu, pela segunda divisão turca, ficou marcada pelo gesto de Aykut Demir, o capitão foi o único a não usar uma camisa que continha uma mensagem de paz pela Ucrânia. Demir se opôs ao gesto,e recebeu inúmeras críticas pela atitude.
Em entrevista ao jornal Fanatik, o jogador se justificou alertando sobre os outros conflitos ao redor do mundo, e que não têm ganhado tanto destaque quanto a guerra no país europeu :
- Milhares de pessoas morrem todos os dias no Oriente Médio. Eu também me sinto mal. Compartilho a dor de pessoas inocentes. Aqueles que ignoram a perseguição estão fazendo essas coisas quando isso acontece na Europa. Não gosto de usar essa camisa porque não foi feita para esses países - afirmou o jogador.
ENTENDA O CASO
Desde 2014, a região de Donetsk se declarou independente da Ucrânia e por conta dos conflitos geopolíticos, o Shakhtar teve que deixar a cidade de origem e atuar em Kiev. O mesmo acontece com a região de Luhansk. Na última segunda-feira, Vladimir Putin, presidente da Rússia, reconheceu a independência das duas províncias.
Na última quinta-feira (24), a Rússia decidiu invadir militarmente a Ucrânia com o argumento de que está atuando em defesa das reivindicações territoriais. No entanto, há pouco esclarecimento se a nação de Putin busca apenas garantir a soberania de Donetsk e Luhansk ou se planeja se expandir territorialmente.