Já reconhecida como um marco para a mobilidade urbana, por encurtar distâncias entre bairros da parte alta e baixa de Maceió, a Rota do Mar vai contar também com uma estrutura inovadora de iluminação.
Por meio da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), a Rota do Mar está ganhando um sistema robusto e diferenciado de iluminação. Uma das novidades executadas no projeto é a redução do distanciamento entre os postes instalados na via, que passou de 35 para 30 metros.
"Nós readequamos o projeto para que a iluminação seja ainda mais uniforme e proporcione mais segurança e conforto à população. Para isso, adotamos um padrão de luminárias mais eficientes. O projeto ficou mais ousado", adiantou o superintendente de Iluminação Pública da capital, João Folha, durante vistoria na obra, realizada na terça-feira (22).
Do total de 317, cerca de 300 postes já foram instalados na Rota do Mar. A previsão é de que a obra seja concluída com as luzes acesas até o final de março deste ano. Cada uma das luminárias em LED tem potencial para iluminar um raio de 18 metros.
"Falta pouco para que as luzes sejam acesas e os maceioenses constatem que se trata de um projeto inovador, de referência para executarmos também em outras áreas de Maceió", acrescentou o superintendente destacando que as luminárias também são mais econômicas e sustentáveis.
A estimativa é de que, em média, 100 mil pessoas sejam beneficiadas com a conclusão da Rota do Mar. A obra conta com quatro corredores de transportes, ligando o bairro Guaxuma, no Litoral Norte, aos bairros Serraria, Benedito Bentes e São Jorge, além do Aterro Sanitário.