MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
23/02/2022 às 19h23min - Atualizada em 23/02/2022 às 19h23min

USF Village Campestre I sensibiliza usuários para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Preservativos masculinos e femininos estão disponíveis nas unidades de saúde e são fundamentais para evitar doenças

Marília Ferreira/Ascom SMS
https://maceio.al.gov.br/
Usuários podem adquirir preservativos nas unidades de saúde do Município. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Durante esta semana que antecede ao feriado de carnaval, as Unidades de Saúde de Maceió estão intensificando as ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. Com o objetivo de levar informação e expandir o conhecimento dos usuários sobre o tema, a Unidade de Saúde da Família (USF) Village Campestre I promoveu, nesta quarta-feira (23), uma sala de espera com palestras para os usuários da unidade.

Os profissionais distribuíram folders temáticos e falaram sobre doenças como sífilis, HIV, Aids e hepatites B e C. Além disso, apontaram a importância do uso do preservativo - tanto masculino quanto feminino - como aliado na prevenção destas infecções.


Usuários tiram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis. Foto: Ascom SMS

A enfermeira, Lúcia de Fátima, destacou que momentos como este são essenciais para reforçar a importância de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

“Foi um momento muito importante porque reforçamos a necessidade da população buscar a prevenção diariamente e principalmente agora, nesse período de carnaval. Não teremos blocos de rua, mas as pessoas acabam festejando de outras formas. Então, é importante fazer um alerta a todos para que busquem a prevenção e cuidem da saúde”, enfatizou.

Enfermeira da unidade, Lúcia de Fátima, conduziu a sala de espera. Foto: Ascom SMS

Neste ano de 2022, os festejos de carnaval estão suspensos em consequência da pandemia de Covid-19, mas o feriado foi mantido. Então, as ações de prevenção destas infecções seguem sendo reforçadas nas Unidades de Saúde da capital com o objetivo de alertar os usuários a buscarem os devidos cuidados e informá-los onde podem buscar orientações e tratamento.

Onde buscar ajuda?

Em caso de suspeita de infecções sexualmente transmissíveis, os usuários devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar testes rápidos. Se o paciente estiver com sífilis, será tratado na própria unidade de saúde. Mas se for um caso de HIV ou hepatites, o usuário é encaminhado para o Bloco I do PAM Salgadinho, local de referência para o tratamento dessas duas doenças.

Programação nas unidades de saúde – até sexta (25)

- USF Village Campestre I

24/02 (manhã e tarde)

Salas de espera sobre os perigos do consumo de álcool

25/02 (manhã)

Encerramento das ações com salas de espera sobre IST, consumo excessivo de álcool e distribuição de material informativo

- PAM Dique Estrada

24/02 (9h)

Sala de espera sobre IST e Covid-19 em época de carnaval

- USF Cláudio Medeiros (Rio Novo)

25/02 (manhã)

Pit Stop da prevenção na praça Padre Cícero, no Rio Novo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90