MENU

17/02/2022 às 20h18min - Atualizada em 17/02/2022 às 20h18min

PARCERIA ENTRE GOVERNO E TRADE TURÍSTICO FORTALECE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE ALAGOAS

Setor está entre os que mais emprega no estado, gerando mais de 25 mil postos de trabalho diretos e cerca de 100 mil indiretos

Cecília Tavares
https://alagoas.al.gov.br/
Lucas Meneses

A parceria entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e as entidades do trade turístico tem sido muito positiva. Prova disso são os 25 mil empregos diretos que o setor gera no Estado, além dos cerca de 100 mil postos de trabalho indiretos. Os dados fornecidos pelo Maceió Convention - a Fundação para o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas - revelam ainda que são pagos mais de R$ 34 milhões em salários todos os meses no segmento, além de ser a atividade econômica que mais paga Imposto Sobre Serviço (ISS) em Maceió.

Na manhã desta quinta-feira (17), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, participou da cerimônia de posse dos presidentes das entidades do trade turístico que fazem parte do Maceió Convention, junto ao Sebrae/AL e as secretarias de turismo estadual e municipal. O evento aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió.

“A parceria das entidades com o Governo do Estado e com o Sistema S são fundamentais, para que a gente faça um projeto e um planejamento do turismo dentro daquilo que as pessoas mais buscam quando vem visitar Alagoas – nossa hotelaria, nossos bares, restaurantes, serviços, passeios e tantos outros produtos. O Governo de AL vem concretizando diversos convênios com as instituições, para dar suporte e qualidade ainda maior aos serviços de turismo no estado”, afirma o secretário Marcius Beltrão.

Na ocasião, foram empossados Milton Vasconcelos, pelo Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB); André Santos, pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL); Samuel Silva, pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-AL); Eutímio Brandão, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL); Afrânio Lages, pelo Sindicato das Empresas do Turismo (Sindetur-AL); Marcelo Marques, pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal); e Geraldo Câmara, pela Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-AL).

De acordo com o presidente do MC&VB, a solenidade de posse conjunta mostra a força e a união do turismo de Alagoas. “Reforço sempre que é através dos laços, da unidade de ideias e da troca entre o público e privado, que foram construídos ao longo dos anos pelas gerações anteriores e continuada pelas atuais, que o setor em Alagoas se desenvolveu, ganhou visibilidade nacional e destaque entre as escolhas dos turistas”, explica Milton.

Turismo Seguro

A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. O estado também registra 2.002 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.

As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »