MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
17/02/2022 às 19h59min - Atualizada em 17/02/2022 às 19h59min

Prefeitura de Maceió realiza ação de educação ambiental no Poço

Moradores foram conscientizados a respeito do descarte irregular de resíduos na região

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes
https://maceio.al.gov.br/
Moradores do Poço recebem ação de educação ambiental. Foto: Ascom Sudes
Com o intuito de sensibilizar os moradores da região quanto ao descarte inadequado de lixo, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou suas equipes em mais uma ação de conscientização ambiental. Na ocasião, os agentes percorreram o bairro Poço, orientando os residentes. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (17) e beneficiou cerca de 400 pessoas que moram no entorno da localidade.


Atividade beneficiou cerca de 400 pessoas que moram no entorno do bairro. Foto: Ascom Sudes

O descarte irregular é uma prática muito comum na região, onde é possível encontrar restos de metralha e carros abandonados. Além disso, logo na rua principal há uma casa abandonada onde os moradores, carroceiros e até pessoas de outras localidades descartam lixo, entulho e animais mortos. Para cessar o problema, a superintendência planeja a realização de um plantio de mudas de árvores no local.


Descarte irregular é uma prática muito comum na região. Foto: Ascom Sudes
 

O curitibano, José Roberto, mora na região há três meses e relata o incômodo com a situação.

“Aqui na minha rua eu vejo que o pessoal joga o lixo direitinho, mas tem muita rua aqui que as pessoas jogam um monte de lixo e fica uma sujeira, mau cheiro e é até perigoso. Foi muito importante vocês passarem aqui orientando, pois eu mesmo não sabia que havia postos de coleta e que podíamos fazer a denúncia pelo WhatsApp”, revelou.


Morador da região há três meses, José Roberto, conheceu WhatsApp da Sudes. Foto: Ascom Sudes

A atividade porta a porta contou com cerca de 15 colaboradores, entre servidores e jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar da parte baixa da capital, que trabalha em parceria com a Prefeitura para tentar diminuir o despejo inadequado de lixo na cidade. As equipes percorreram as ruas do bairro dialogando com a população e entregando um material que contém orientações de como fazer o descarte correto de resíduos.

Para a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, a educação ambiental é o primeiro passo para a preservação de uma área.

"Nossos colaboradores passam nas casas e conversam com os moradores, explicando e orientando para que eles tomem conta da sua região, façam denúncias, evitem o descarte irregular. Somente educando vamos conseguir ter a população como nossa aliada na tentativa de transformar Maceió em um local mais sustentável", afirmou.

Moradora da região, Josinete Silva, faz parte do grupo de pessoas que mantém a cidade limpa e organizada. “Quando saio com minha neta, não deixo ela jogar papel de bala no chão. Eu mando ela guardar ou até encontrar uma lixeira. Outra coisa que eu faço é juntar as revistas da empresa que trabalho e quando acaba a campanha eu levo tudo para o ponto de entrega” disse.

Josinete Silva recebeu orientações e relatou que cuida da região em que reside. Foto: Ascom Sudes

Josinete Silva recebeu orientações e relatou que cuida da região em que reside. Foto: Ascom Sudes


Josinete Silva recebeu orientações e relatou que cuida da região em que reside. Foto: Ascom Sudes

Além disso, a moradora ressalta o bom trabalho que tem sido feito pela Prefeitura de Maceió e elogia a disponibilidade das equipes em atender as demandas da população. “Eu gosto de ver as coisas arrumadas, afinal, aqui é meu lar. Por isso, sempre que tem algum problema aqui no bairro, eu ligo para a Prefeitura e eles vêm e resolvem”, completou Josinete.

Manter a cidade limpa é uma responsabilidade que exige ação conjunta da Prefeitura com a comunidade. Através do número 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp (82) 98802-4834, a população pode fazer denúncias de flagrantes de descarte irregular, anexando foto da infração e o endereço completo. Dessa forma, o cidadão já está contribuindo com o trabalho de fiscalização. A Central de Monitoramento da Sudes atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Equipe de educação ambiental beneficiou mais de 400 pessoas da localidade. Foto: Ascom Sudes

Equipe de educação ambiental beneficiou mais de 400 pessoas da localidade. Foto: Ascom Sudes


Equipe de educação ambiental beneficiou mais de 400 pessoas da localidade. Foto: Ascom Sudes


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90