O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomará as viagens internacionais e pelo Brasil a partir do Carnaval. O pré-candidato pelo PT para um 3º mandato à frente da Presidência da República havia suspendido agendas fora de São Paulo desde dezembro por causa do avanço da variante ômicron da covid-19.
Agora, o petista avalia que a pandemia arrefeceu um pouco a ponto de poder voltar a viajar. Ainda assim, ele priorizará agendas internas com aliados e evitará, por enquanto, encontros com público.
A viagem, inicialmente, seria realizada em janeiro, mas foi adiada por causa do avanço da pandemia.
No final do ano passado, Lula visitou Buenos Aires, capital da Argentina. O petista foi homenageado em cerimônia na Casa Rosada e, em seguida, discursou no evento, que marca os 38 anos de democracia no país.
Na volta ao Brasil, o petista iniciará um giro por alguns Estados. O 1º deverá ser o Distrito Federal, onde ele se encontrará com lideranças de outros partidos também. Depois, deve ir à Bahia, Minas Gerais e estados do Norte. A agenda, no entanto, ainda será fechada.
Antes do feriado, Lula deverá ir ao Rio de Janeiro para visitar a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que se recupera de uma cirurgia. ele também deverá visitar o cantor Martinho da Vila.