MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
04/02/2022 às 19h18min - Atualizada em 04/02/2022 às 19h18min

Arthur Lira defende redução do ICMS nos combustíveis

Para o presidente da Câmara dos Deputados, governadores precisam colaborar diminuindo a carga tributária

https://ofatoal.com.br/noticia
Fotos: Igor Pereira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu mudanças na política de cobrança do ICMS por parte dos governadores. A declaração foi feita nesta sexta-feira (04), durante a entrega de 600 moradias para famílias de baixa renda do município do Pilar, na região metropolitana de Maceió. Arthur estava acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele defendeu o governo federal e pediu maior sensibilidade política dos Estados para que a carga tributária tenha menor impacto no consumidor final.

Questionado sobre os preços dos combustíveis, o presidente da Câmara pontuou que já tem opinião sobre o assunto e que fica ao lado do governo federal. "A inflação e o dólar são problemas mundiais. O problema local é imposto e principalmente o ICMS, que pesa significativamente no bolso da população. O governo federal está trabalhando para diminuir e zerar impostos federais nos combustíveis. Tudo isso para minimizar o sofrimento da mãe de família com o gás de cozinha, do motoboy com sua moto, dos transportadores, que fazem o transporte de mercadorias no Brasil", analisou o cenário.

Arthur Lira aproveitou para pedir a sensibilidade dos governadores, lembrando que os Estados conseguiram fazer caixa financeiro nos últimos anos e que poderiam então aceitar a redução na receita tributária. "Isso impacta diretamente na inflação. É importante que os governadores parem de reclamar um pouco e abram mão dos recursos dos cofres abarrotados de dinheiro, pelo processo inflacionário e pela cobrança de imposto abusiva sobre combustível, energia e gás de cozinha. Temos que ter que rever essa situação, mas eu acredito que a sensibilidade política dos governadores vai demovê-los a mexer um pouco no ICMS", afirmou.

CASA VERDE AMARELA

A entrega dos conjuntos residenciais Pilar I, II e III, contou diretamente com o esforço do deputado Arthur Lira junto ao Governo Federal para levar ao município o Programa Casa Verde Amarela. Agora são 2.400 pessoas que passam a ter mais segurança, melhores condições de vida e que deixam de pagar aluguel ou de viver em coabitação. “Em 2019, após muitos diálogos com o Governo Federal, sensibilizei o presidente Jair Bolsonaro da importância de levar o programa para Alagoas. São milhares de famílias de baixa renda que necessitam de uma moradia digna", afirmou.

Durante a entrega, Arthur Lira detalhou a satisfação em entregar uma obra desse tamanho e que beneficia milhares de pessoas carentes ao mesmo tempo. "Para chegamos a uma realidade como essa, são muitos dias de luta, para liberação de recursos, as diligências das empresas que constroem as obras e o acompanhamento da prefeitura. Por trás dessas conquistas, há um conjunto de fatores e elementos que coadunam em um momento como o de hoje. Estou muito feliz e adianto que vamos andar muitos esses dias em Alagoas entregando as realizações de muito trabalho", acrescentou.

Ao todo foram investidos R$ 45 milhões na construção das 600 moradias, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Desse montante, R$ 40,4 milhões foram desembolsados desde 2019, o que representa 89,84% do valor total da operação. Os conjuntos possuem infraestrutura completa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica e drenagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90