O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, que fica no bairro do Prado, realizou nesta sexta-feira (4) uma oficina para as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O evento reuniu 30 famílias da região que são acompanhadas pela unidade.
O acesso à política básica de Assistência Social do Município ocorre através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e vem garantindo um melhor acompanhamento das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que inclui esses grupos familiares nos programas socioassistenciais que são oferecidos pela Prefeitura de Maceió.
Segundo a assistente social do Cras Área Lagunar, Lucineide Oliveira, a oficina teve o objetivo de reforçar o compromisso entre as famílias e os técnicos da unidade que os acompanham através do PAIF e de estimular a participação coletiva dessas famílias.
A ação foi uma articulação entre os Cras Área Lagunar e Cidade Sorriso. A assistente social, Mariele dos Santos, realizou uma palestra promovendo assim um intercâmbio entre os dois equipamentos, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, através da socialização de informações sobre os direitos dos usuários da política de Assistência Social.
“O PAIF, enquanto principal serviço do Cras, busca prevenir situações de risco e vulnerabilidades com foco no fortalecimento de vínculos das famílias junto ao seu território. Esses momentos são essenciais tanto para às famílias atendidas como para os Cras envolvidos, diante do desenvolvimento de atividades que buscam atingir o principal objetivo do Cras na proteção às famílias através do PAIF e nas suas diversas ações, incluindo as oficinas com as famílias, desenvolvendo o trabalho social", explicou a coordenadora do Cras Cidade Sorriso.
As famílias que participaram da oficina, fizeram dinâmicas de grupo, conheceram melhor o que é o Cras e o PAIF e tiveram um espaço de escuta e reflexão, onde puderam avaliar e dar sugestões. As crianças que acompanharam as mães também participaram de atividades lúdicas. No final do encontro, aconteceu um almoço em grupo e momentos de lazer para aproximar ainda mais os usuários dos profissionais da unidade.