MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
02/02/2022 às 19h56min - Atualizada em 02/02/2022 às 19h56min

PROGRAMA REMÉDIO EM CASA ENTREGA CERCA DE 4 MILHÕES DE MEDICAMENTOS PARA POPULAÇÃO ALAGOANA

Suely Melo
https://alagoas.al.gov.br/
Carla Cleto

O Programa Remédio em Casa, criado pelo Governo de Alagoas, já distribuiu 3.818.201 medicamentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Lançado no segundo semestre de 2019, o programa possui 8.472 pacientes cadastrados e atende usuários com idade acima de 60 anos, transtornos mentais, esclerose múltipla, síndrome congênita, deficiência, acamados, com dificuldade de locomoção, transplantados, portadores de asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doença de Crohn (inflamação do trato gastrointestinal), doença de Parkinson, psoríase e fibrose cística.

Só no segundo semestre do ano de 2019, foram entregues 252.699 caixas de remédios, em 2020 foram 1.811.301 e, em 2021, esse número foi de 1.754.201. O cadastro para o programa é feito no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), localizado no bairro Farol, em Maceió.

Para se cadastrar é preciso ir à unidade com os devidos documentos (laudo e receita médicas) assinados pelo médico que realizou o diagnóstico, assim como CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. As entregas são feitas por meio de motoboys devidamente uniformizados e autorizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o programa é de extrema importância para aproximar os serviços de saúde da população alagoana. “A importância desse programa é uma questão de cidadania. Estamos sempre lutando para que os nossos cidadãos tenha acesso aos serviços de saúde próximos de suas residências, por meio dos hospitais e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], além de receberem seus medicamentos de alto custo na comodidade de suas residências, principalmente no caso dos acamados ou que não moram próximo ao Ceaf”, declarou Ayres.

Estrutura – O Programa Remédio em Casa conta com uma estrutura dentro do Ceaf, no qual uma farmacêutica faz a conferência dos remédios que são separados para cada um dos usuários cadastrados. As caixas, individualizadas e lacradas, nominalmente a cada paciente, são encaminhadas às casas dos assistidos para o tratamento adequado. Uma vez por mês os motoboys fazem a entrega nas visitas domiciliares.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90