A Prefeitura de Maceió fechou o primeiro trimestre economizando 30% nos gastos com combustíveis, locação de veículos e passagens aéreas. O racionamento chega a R$ 1,5 milhão. O balanço foi consolidado, essa semana, pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e atesta o zelo pelo dinheiro público e a eficiência, adotados pela atual administração, sem prejudicar os serviços oferecidos à população.
“Mudamos o método da gestão e reformulamos os procedimentos em relação ao que era praticado na administração anterior. Implantamos uma estratégia de racionamento dos custos e fiscalização da utilização dos veículos e combustíveis para dar mais eficiência, sem interferir nas ações que a prefeitura já vinha desenvolvendo. Isso reduziu a ociosidade e o uso indevido”, destacou a secretária municipal de Gestão, Rayane Tenório.
Os números mostram que os gastos com viagens aéreas, combustível para os automóveis da administração municipal e custos com a locação de veículos, a gestão gastou R$ 3.537.445,80 entre janeiro e março de 2021. O montante é bem menor do que R$ 5.004.678,24, totalizado no mesmo período do ano passado.
Somente com combustível, o Município economizou R$ 687,7 mil no trimestre. Em média, foram poupados mais de R$ 200 mil por mês. Neste quesito, Maceió diminuiu os gastos em 37%, sendo março o intervalo com maior contenção (mais de R$ 240 mil de economia).
A despesa com locação de veículos também teve uma queda significativa. Enquanto a gestão anterior gastava mais de R$ 1 milhão por mês com este serviço, o Time Maceió, capitaneado pelo prefeito JHC, conseguiu o racionamento de R$ 698 mil nestes três primeiros meses de 2021, representando uma baixa de 23%.
Quanto às passagens aéreas, a economia foi de 77%. A prefeitura poupou mais de R$ 81 mil no trimestre. O valor é quase o total gasto pela administração anterior, que foi de R$ 105 mil, entre janeiro e março de 2020.
Este resultado expressivo só foi possível pela adoção de estratégias de gestão que fizesse a máquina funcionar sem excessos, preservando a saúde financeira do município sem comprometer os serviços prestados à população. A compreensão é de que se pode fazer muito com o pouco, pautando-se sempre pela responsabilidade e transparência.