No segundo dia de inscrições do Programa CNH Social, 7 mil pessoas já se inscreveram para concorrer as 350 vagas. O programa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) emitirá a primeira carteira de motorista gratuitamente para usuários do Cadastro Único (Cadúnico), garantindo assim mais oportunidades no mercado de trabalho para esse público. As inscrições para o programa continuam nesta terça (7), e quarta-feira(8).
Segundo o secretário adjunto de Assistência Social, Moacir Teófilo, inicialmente, serão ofertadas 350 vagas para emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Os que querem participar do programa podem ficar tranquilos porque o programa CNH Social será um programa contínuo da gestão JHC. Quem não for contemplado nessa etapa, novas turmas serão formadas, posteriormente”, pontuou.
As inscrições acontecem até esta quarta, através do link http://www.cnhsocial.semas.maceio.al.gov.br/cnh-social/pages/login.faces. Os selecionados poderão optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto. O programa CNH Social inclui alimentação e transporte.
Requisitos
Os requisitos para participar do programa são:
Finalizadas as inscrições uma comissão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) selecionará os candidatos de acordo com os critérios estabelecidos e com a disponibilidade de vagas.
Após a seleção, será disponibilizada através do site da Prefeitura a relação de todos os candidatos que tiveram as suas inscrições validadas, de acordo com a ordem de inscrição por categoria.
Os candidatos selecionados deverão comparecer à sede do Cadastro Único de 13 a 23 de dezembro, no bairro da Serraria munidos da documentação visando comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.
As aulas do Curso de Formação de Condutores serão iniciadas em janeiro e serão ministradas pelo o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). As aulas práticas e teóricas deverão durar em torno de três meses.
Capacitação para os selecionados
Para que cheguem mais habilitados para o mercado de trabalho, antes do curso de formação, os alunos participaram de uma capacitação com o Sest/Senat, que abordará noções de transporte rodoviário, transporte de carga, transporte de passageiros, logística, atendimento ao público, postura no ambiente de trabalho e relações interpessoais.
O programa CNH Social tem a parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito(SMTT) que disponibilizará 240 capacetes para os que escolherem a categoria moto e o transporte para os alunos.
Vanessa Napoleão / Ascom Semas