MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
23/11/2021 às 20h11min - Atualizada em 23/11/2021 às 20h11min

GOVERNO EXPANDE O ACESSO AOS RECURSOS HÍDRICOS NA REGIÃO NORTE DE ALAGOAS E BENEFICIA MAIS DE SEIS MIL PESSOAS

Poços do Programa Mais Água Alagoas foram entregues semana passada, durante a 11ª Edição do Governo Presente

Marcio Chagas
https://alagoas.al.gov.br/noticia/
Lucas Gottardi

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou da 11ª Edição do Governo Presente, na quinta-feira (18), que ocorreu na Região Norte do Estado, com diversas ações em prol do aumento da disponibilidade hídrica para população e voltadas à preservação do meio ambiente.

Nos municípios de Novo Lino e Jundiá foram entregues sete poços do Programa Mais Água Alagoas, levando o benefício de água potável para mais de seis mil pessoas nas duas cidades. O programa auxilia a população no aumento da qualidade de vida, proporcionando conforto e bem estar, além de ajudar no aumento da produtividade no uso doméstico e podendo ser usado no meio agrícola.

“Iniciamos este Governo Presente levando a população água de qualidade, este bem tão essencial para a vida das pessoas. Além disso, estamos com uma agenda repleta de ações voltadas à preservação e cuidado com o meio ambiente e consequentemente levando melhorias para a população da região”, destacou o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira.

Além das entregas do Programa Mais Água Alagoas, a Semarh também esteve nos municípios de Porto de Pedras, Porto Calvo, Jacuípe, Campestre, Maragogi, Jundiá e Novo Lino. Levando ações de oficina de sabão, capacitação de coleta seletiva, oficina de plantas alimentícias não convencionais, capacitação e implantação de Hortas Urbanas, oficinas de compostagem, Sala de Alerta nas Escolas e arrecadação de eletroeletrônicos e lâmpadas por meio da Campanha Coleta ON Resíduos OFF.

Em torno de mil pessoas, incluindo alunos, diretores, professores e servidores em geral foram beneficiados com a capacitação do Projeto Hortas Urbanas, como também foram capacitados gestores ambientais e participantes do projeto, implantando um piloto nas escolas, das cidades de Porto Calvo, São Miguel dos Milagres e Passo de CA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) chegou à 11ª Edição do Governo Presente nesta quinta-feira (18), na Região Norte do Estado, com diversas ações em prol do aumento da disponibilidade hídrica para população e voltadas à preservação do meio ambiente.

Outra importante ação feita pela Secretaria foi a “Sala de Alerta nas Escolas” com a equipe técnica da Sala de Alerta da Semarh levando de forma didática ações relacionadas as chuvas no estado. Mais de cem pessoas em Jacuípe e Campestre, nas Escolas Edson Gama e Leonildo Ferreira da Silva respectivamente, tiveram atividades educativas com demonstrações de como são feitos os monitoramento dos rios e os fenômenos naturais que costumam atingir Alagoas,  como chuvas intensas, enchentes, secas e deslizamentos de terra.

Durante a ação também foi realizada a exposição de equipamentos utilizados para fazer o monitoramento hidrometeorológico de Alagoas. Essa estação, que é o equipamento utilizado para monitorar a chuva e o nível dos rios, é instalada em um aquário de acrílico para demonstrar o funcionamento do aparelho. Além disso, é instalado um pluviômetro para simular as chuvas na região.

Na parte final da apresentação foi feita a distribuição da cartilha sobre o que fazer em caso de enchentes que mostra de forma didática o trabalho realizado pela equipe no dia a dia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90