MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
16/11/2021 às 21h15min - Atualizada em 16/11/2021 às 21h15min

Sonegação: Cálculo inédito da Receita vai mostrar o tamanho do rombo no país

Da redação
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro
Arquivo/Agência Brasil A Receita está realizando um estudo enorme para dizer quanto deixou de ser pago em PIS/Cofins.; na sequência, serão feitas estimativas para outros tributos Arquivo/Agência Brasil
A sonegação fiscal é responsável por tirar recursos de diversas áreas da economia. De acordo com o Sonegômetro, o País já perdeu cerca de R$ 549 bilhões em impostos sonegados só neste ano. Por enquanto, apenas a média de valores calculados por peritos do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) dava uma ideia da dimensão do problema. Mas a Receita Federal quer mudar isso.

O Fisco está realizando um  estudo enorme para dizer quanto deixou de ser pago em PIS/Cofins. Na sequência, serão feitas estimativas para outros tributos, como o Imposto de Renda e as contribuições sobre a folha.

 

De acordo com o Valor Econômico, além de determinar o tamanho da sonegação, o levantamento levará em conta valores não arrecadados por causa de disputas judiciais ou por receitas de incentivos fiscais. Dessa forma, vai ser possível medir a diferença entre o que o tributo poderia estar recolhendo e quanto de fato entra nos cofres.

Chamada de ‘gap tributário’, essa diferença ainda não tinha sido calculada pela Receita. “Pela primeira vez, teremos uma avaliação da diferença entre a arrecadação potencial e a arrecadação efetiva”, disse ao Valor o secretário especial adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90