MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
12/11/2021 às 22h32min - Atualizada em 12/11/2021 às 22h32min

Nova pesquisa dá choque de realidade na terceira via

Vox Populi confirma, até o momento, a incapacidade daqueles que se colocam entre Lula e Bolsonaro 

Por Matheus Leitão
https://veja.abril.com.br/
Doria, Moro e Mandetta: interesses pessoais em jantar para discutir terceira via Valter Campanato, Marcelo Camargo, Antonio Cruz A/Agência Brasil
Mesmo com as eleições presidenciais ainda distantes, o cenário eleitoral vai se confirmando a cada nova rodada de entrevistas

Um levantamento divulgado pelo Vox Populi nesta quinta, 11, mostra que o ex-presidente Lula continua na liderança isolada da disputa, confirma a dificuldade que uma terceira via terá para se consolidar e mostra que o presidente Jair Bolsonaro permanece perdendo força. 

A pesquisa traz, de forma inédita, um cenário sem Bolsonaro na disputa presidencial. Segundo o levantamento, numa simulação com o atual presidente, ele teria 21% das intenções de voto e Lula teria 44%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes, com 4% dos votos, e Datena e Sérgio Moro com 3% dos votos.

Quando Bolsonaro é retirado do cenário, Lula fica com 45% dos votos, Moro sobe para 8%, Ciro Gomes fica com e Datena teria 4%.

A simulação mostra que, mesmo que os demais candidatos ganhem alguns pontos na ausência de Bolsonaro, não há uma disputa direta com Lula, que continua na liderança isolada.

A pesquisa joga um balde de água fria nos candidatos que pretendem se apresentar como terceira via e fortalece ainda mais o ex-presidente petista, que já vem dando sinais de que dará uma goleada em seus  concorrentes.

Outra conclusão importante da pesquisa Vox/Populi mostra que o tema “corrupção” perdeu relevância diante do custo de vida para os brasileiros. A preocupação dos brasileiros, inclusive, é um dos motivo para o atual governo estar tão empenhado em aprovar o Auxílio Brasil em busca de votos para 2022. 

A notícia é particularmente ruim para Sérgio Moro, que apesar de político há tempos, entrou na disputa agora e tenta se viabilizar. Não teve muita capacidade no primeiro dia, como mostrou a coluna. 

Embora as pesquisas tenham uma margem de erro e as eleições ainda estejam distantes, já é possível perceber que a estratégia da terceira via terá que ser muito bem desenhada se os concorrentes de Lula quiserem ter alguma chance de entrar na presidência do país. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90