MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
28/10/2021 às 21h18min - Atualizada em 28/10/2021 às 21h18min

Após entregar relatório ao TCU, Renan diz que Lira deve defender a Câmara, mas não a impunidade

Julia Lindner
https://br.yahoo.com/noticias/
Julia Lindner

BRASÍLIA - Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), rebateu nesta quinta-feira as críticas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao resultado dos trabalhos do colegiado dizendo que o papel de um dos chefes do Legislativo é defender a Casa, mas não a impunidade. Renan falou sobre o assunto depois de entregar uma cópia do parecer à ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele estava acompanhado do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e do vice, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

— Não há como você aprofundar uma investigação, detectar digitais de parlamentares e silenciar diante disso. O papel das CPIs é exatamente o contrário — disse Renan.

O senador alagoano também provocou Lira, ao falar que ele deveria se preocupar mais com o que pode surgir de investigação sobre as emendas de relator, chamado de "orçamento paralelo", e que serve para ampliar a fatia de gastos sob controle de indicações de deputados e senadores aliados no parlamento.

— Eu acho que o presidente da Câmara... Ele tem muita preocupação com o que pode vir de investigação, sobretudo em relação ao RP-9, que são emendas secretas que ele coordena e isso vai causar, talvez, o maior escândalo do Brasil — afirmou.

Ontem, Lira afirmou ser "inaceitável" o pedido de indiciamento de alguns deputados. Na lista, está um de seus correligionários, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Ao defender os parlamentares, o presidente da Câmara disse que a comissão não poderia atuar contra a liberdade de expressão de representantes eleitos.

— É inaceitável a proposta de indiciamento de deputados desta Casa no relatório daquela Comissão Parlamentar de Inquérito instituída com a finalidade de apurar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil. Digo indignação, e não encontro outro termo, pois o que está em questão não é um ou outro parlamentar individualmente considerado, senão profundos postulados da ordem constitucional brasileira — declarou o presidente da Câmara.

Os senadores foram ao TCU porque um dos pontos do relatório da CPI pede ao tribunal que apure se houve interferência política na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão consultivo do Ministério da Saúde, sobre a análise do "kit covid".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90