Para a diretora do SIMM, Paula Isanelle, a inovação beneficia quem utiliza o transporte coletivo todos os dias, bem como quem visita a cidade, que antes enfrentava dificuldade para realizar o embarque. “A partir de agora, quem se desloca nos nossos ônibus urbanos dispõe de recargas instantâneas, ou em até dez minutos, nos cartões e na carteira digital, além da possibilidade de pagamentos com cartões de crédito que possibilitam transações por aproximação. Isso facilita muito o ir e vir das pessoas, pois a recarga pode ser realizada até de dentro dos coletivos”, destacou.
Antes eu ficava no ponto e sempre chegava alguém perguntando se eu podia passar meu cartão e a pessoa me dava o dinheiro. Todo mundo anda com celular, quase todo mundo tem cartão de crédito, então, facilita bastante. Eu tenho amigos que faziam a recarga pelo aplicativo e demorava bastante para cair. Agora, cai rapidinho”, comentou Gabriel Freire, que mora no Salvador Lyra.
Quando 100% da frota contar com os novos dispositivos, a tecnologia do Vamu Maceió vai permitir que a recarga pelo aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Por ser um sistema online, os validadores também vão dar mais agilidade nas recargas feitas pelos já conhecidos aplicativos: CittaMobi, Rede Ponto Certo, Recarga Pay e Qiwi.
Motorista comemorou a nova alternativa para a bilhetagem. Foto: Micael Oliveira/Ascom SMTT
Motorista há 19 anos, Anamildo Barreto, acompanhou as diversas formas de pagamento de passagens na capital e comemora a chegada do Vamu. “Eu considero que é uma opção muito boa e, sem dúvidas, facilita muito para os passageiros, sem contar que evita a circulação de dinheiro nos coletivos. No dia a dia, era bem comum as pessoas embarcassem sem o cartão, e precisassem desembarcar para esperar um novo ônibus. Agora isso vai mudar, sobretudo pra quem não é de Maceió e não sabe como adquirir um bilhete físico”, comentou o rodoviário.
Com validadores online, tarifas podem ser pagas de diversas formas. Foto: Micael Oliveira/Ascom SMTT
Quem utiliza o antigo cartão, não precisa se preocupar com a troca dos cartões, pois os validadores continuarão aceitando os que já estão em uso na capital e os créditos já existentes. A ideia é que os cartões passem por uma fase de transição. Os aplicativos RecargaPay, Qiwi, Ponto Certo e CittaMobi, os pontos de vendas parceiros, totens de autoatendimento e os pontos físicos de recarga nos terminais também seguem com seu funcionamento mantido. O intuito é proporcionar maior mobilidade e opções a quem faz uso dos coletivos.
Para o superintendente da SMTT, André Costa, este é mais um passo para tornar o transporte público mais atrativo. “O trabalho da SMTT enquanto órgão gestor de transportes e trânsito da capital é implementar medidas que facilitem a vida das pessoas. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, como determina o prefeito JHC. Entre as medidas já tomadas estão a redução da tarifa, o Passe Livre Estudantil e, agora, o Vamu Maceió. A ideia é seguir com atuando cada vez mais para ofertar maior praticidade e comodidade para maceioenses e turistas”, finalizou.
Ascom SMTT