O Whatsapp voltou a funcionar normalmente após quase 8h. No inicio da noite desta segunda-feira, as redes Instagram e Facebook também retomaram o funcionamento após cerca de 6 horas de apagão. Usuários reclamaram de prejuízos e outro problemas por falta de comunicação online.
No Twitter, as postagens usavam as hashtags #voltou #parou para as plataformas. Alguns usuários ainda relatam instabilidade nas redes.
Pouco antes, por volta das 17h, o Facebook disse que problemas com a rede causavam a falha de acesso. A empresa é dona dos três serviços. A mensagem foi postada no Twitter pelo diretor de tecnologia da empresa, Mike Schroepfer, que não informou o que causou essa falha.
O quatro de outubro de 2021 será lembrado como o dia que os serviços de Mark Zuckerberg - WhatsApp, Instagram e Facebook - pararam de funcionar. Os aplicativos do Telegram (uma alternativa ao WhatsApp) e do Nubank, entre outras ferramentas, também passaram por instabilidade.
A instabilidade global das redes sociais nesta segunda-feira pode gerar prejuízo para uma das gigantes plataformas de Mark Zuckerberg. Com um faturamento diário de 1,7 bilhão de reais, o Facebook corre o risco de perder receita de 72,3 milhões de reais por hora, ou 1,2 milhão de reais por minuto ao ter seus serviços digitais fora do ar.
A empresa se pronunciou, através do Twitter, sobre a instabilidade do aplicativo. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", postou.