O cume principal do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, na Espanha, sofreu uma ruptura parcial neste sábado (25). De acordo com o geólogo do Instituto Espanhol de Geologia e Mineração, Carlos Lorenzo, o rompimento fez com que os blocos da encosta do vulcão fossem deslocados em redireção ao mar.
A ruptura configura uma nova “boca” de erupção ativa no vulcão, a oeste da explosão que iniciou a atividade do Cumbre Vieja no último domingo (19). Desde então, o vulcão já soltou milhares de toneladas de lava, destruindo diversas residências. Depois do novo ocorrido, o aeroporto local precisou ser paralisado pelo acúmulo das cinzas, conforme explicou o Instituto de Geologia e Mineração da Espanha (IGME).
Conforme as autoridades locais, 160 pessoas retiradas de outras três cidades da região não podem voltar para suas casas para resgatar pertences pessoais por conta da “evolução da emergência vulcânica”.
"Medidas de acompanhamento do vulcão realizadas desde o começo da erupção registraram a atividade de maior energia até agora durante a tarde de sexta-feira", informou os serviços de emergência em um comunicado oficia na noite de sexta-feira (24).
Poucas horas após a emissão dos alertas, a operadora espanhola de aeroportos comunicou que o aeroporto da ilha havia sido fechado. "O aeroporto de La Palma não está em operação devido à acumulação de cinzas. A limpeza começou, mas a situação pode mudar a qualquer momento", escreveu em publicação no Twitter.
Com população de 83.000 pessoas, La Palma faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias.