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10/09/2021 às 19h53min - Atualizada em 10/09/2021 às 19h53min

Procon Maceió comemora aniversário de 31 anos do código de defesa do consumidor

Órgão de proteção ao consumidor tem sido importante para garantir os direitos da população

Nicolle Salazar / Ascom Procon
http://www.maceio.al.gov.br/

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 31 anos neste sábado (11), com muitas iniciativas para comemorar. A lei contribui para o avanço da cidadania e segue como uma das mais importantes para a garantia de direitos no Brasil. As transformações pelas quais o mercado de consumo vem passando ao longo dos anos impõe cada vez mais desafios para que o Código se mantenha atual e eficiente no seu propósito de proteger os consumidores.

Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió ressaltou que a promulgação do CDC, trouxe mudanças de comportamento, maior transparência e mais respeitosa entre fornecedores e consumidores.

“Com o avanço da pandemia, o CDC se tornou cada vez mais necessário, muitas relações jurídicas de consumo precisaram ser revistas, contratos precisaram ser analisados, e foi necessário um olhar mais cuidadoso não só para o consumidor, mas também para empresa, tendo em vista que diversos contratos precisaram ser preservados para manutenção de empregos e empresas.” destacou Leandro.

Inauguração do NAS. Foto: Edvan Ferreira

Lei do Superendividamento

Entrou em vigor no mês de julho, a lei que altera o Código de Defesa e Proteção do Consumidor, na qual estabelece uma série de medidas para evitar o chamado “superendividamento”. A Lei 14.181/21 estabelece um novo regime jurídico de prevenção e superendividamento, aumentando a proteção de quem tem muitas dívidas e não consegue pagá-las.

Para que a lei prevaleça, o Procon Maceió se adequou criando o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS), que promove um atendimento individual de consumidores que estão em situação complicada devido alto grau de endividamento, o desenvolvimento de medidas preventivas e corretivas, a orientação dos consumidores quanto ao planejamento e a melhor forma de saldar suas dívidas, além da instauração de processos administrativos conciliatórios e sancionatórios.

Com esta reforma, existe a possibilidade de os consumidores exercerem um papel de igualdade frente aos seus credores, nas negociações das suas dívidas.

A lei também passa a proibir qualquer tipo de assédio ou pressão para seduzir os consumidores, com esta reforma, existe a possibilidade de os consumidores exercerem um papel de igualdade frente aos seus credores, nas negociações das suas dívidas.


Nicolle Salazar / Ascom Procon


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