A Polícia Militar iniciará o reforço policial na sexta empregando 17 policiais militares no serviço ordinário. No sábado o efetivo sobe para 28 militares e durante todo o domingo, 45 policiais estarão distribuídos de forma estratégica na cidade. Além disso, haverá emprego de mais viaturas e também do uso da aeronave da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas no sábado e no domingo.
Já a Polícia Civil contará com um reforço de 47 servidores, incluindo delegados, agentes e escrivães de polícia. Dois delegados foram designados pelo delegado-geral da instituição para atuarem na coordenação dos trabalhos relativos ao pleito eleitoral. Haverá também emprego de policiais civis das gerências de Polícia Judiciária, do Tigre e da Asfixia.
A eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Campo Grande tem provocado muita tensão na população local. Informações falsas e fake news também circulam nas redes sociais sobre a visita de agentes das polícias civil e federal aos eleitores do município que não forem votar. Mais cedo, a informação foi confirmada como falsa pelo Núcleo Permanente de Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
“Trata-se de uma clara notícia falsa, com grotescos erros de ortografia e informações infundadas. Recebemos várias narrativas com prints de tela em nosso canal de denúncias e tomaremos todas as atitudes cabíveis para identificar, suspender os perfis e punir os responsáveis por esta prática que tanto prejudica o processo eleitoral”, explicou o desembargador eleitoral Maurício César Breda Filho, presidente do Núcleo de Desinformação do TRE de Alagoas.
População poderá denunciar crimes eleitorais
Crimes como boca de urna, compra de voto e concentração de eleitores poderão ser denunciados de forma anônima e segura por meio dos sites da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública.
Todo o conteúdo denunciado será encaminhado para a Delegacia Interativa que, após análise das informações, fará o direcionamento para a delegacia responsável pela investigação. Para agilizar o andamento das investigações, a delegacia de Campo Grande contará com o apoio de unidades especiais que colaborarão durante o período eleitoral.