"O presidente de Portugal e a sua comitiva saíram pessimamente impressionados do almoço que tiveram com Jair Bolsonaro no dia 2, no Palácio do Planalto", destacou o jornalista.
Lauro Jardim prossegue, acrescentando que, "por duas vezes, Bolsonaro fez o papel de 'tiozão do churrasco' [expressão usada para quem faz piadas inconvenientes] e contou piadas de cunho sexual à mesa".
Vale lembrar que, até ao momento, sabia-se que a conversa entre Marcelo Rebelo de Sousa e Jair Bolsonaro tinha ficado marcada pelas posições comuns entre Portugal e o Brasil, num encontro sem espaço para discutir divergências
Marcelo Rebelo de Sousa convidou, em 2019, Jair Bolsonaro para visitar Portugal durante um encontro no âmbito da sua tomada de posse como novo presidente do Brasil, uma viagem que nunca se concretizou. "Não falamos de viagens próximas. Portugal apresentou o seu calendário eleitoral e registrou o calendário eleitoral brasileiro, mas não falamos de nenhum tipo de programação desse teor para o futuro", disse.
O encontro seguido de almoço marcou o fim da agenda da visita de trabalho de quatro dias ao Brasil a pretexto da inauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no qual o português foi recebido pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.