MENU

13/08/2021 às 20h20min - Atualizada em 13/08/2021 às 20h20min

Agosto Lilás: Prefeitura de Maceió fortalece rede de proteção à mulher

Abertura da campanha será na próxima segunda (16); no evento, serão entregues certificados para servidores capacitados em atendimento humanizado

Millena Barroca/Secom Maceió
http://www.maceio.al.gov.br/
Programa “Salve Mulher” foi lançado em junho pelo prefeito JHC. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
As mulheres vítimas de violência em Maceió, agora, estarão mais seguras, informadas e acolhidas. É o que garante a Prefeitura com a campanha Agosto Lilás. Durante todo o mês, o órgão municipal preparou um calendário de ações para amparar as vítimas, prevenir e coibir a prática na capital. A abertura da campanha será na próxima segunda-feira (16) às 9h, na Casa da Mulher, no Centro. No evento, haverá, ainda, a entrega de uma equipe multidisciplinar à Casa da Mulher, além dos certificados para os servidores capacitados nos dias 10 e 11.
 

Participaram do “Curso de atendimento humanizado a vítimas de violência doméstica multidisciplinar” 50 coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da Casa Abrigo.

A equipe multidisciplinar será composta por uma assistente social e uma psicóloga para atuar na Casa da Mulher. A medida é uma parceria entre o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Além disso, na ocasião, serão apresentadas todas as ações e, dentre elas, o fortalecimento do programa “Salve Mulher!”, lançado, de forma inédita, pelo prefeito JHC em junho. Para o gestor, o primeiro passo para combater a violência é informar, tanto as vítimas sobre quais ferramentas elas possuem para mudar sua realidade; quanto a população, que deve se manter sempre alerta e vigilante para auxiliar na proteção dessas mulheres e crianças.

“É responsabilidade de todos combater a violência contra a mulher, desde familiares, a amigos, vizinhos e, claro, do setor público. Estamos trabalhando para oferecer toda a estrutura para acolher essas vítimas, que, muitas vezes, não têm coragem de denunciar por não acharem que têm alternativa. Os números são alarmantes, principalmente durante a pandemia, pois, na maioria dos casos, o agressor está dentro de casa”, alerta JHC.

“Vamos trazer para Maceió ações que priorizam o combate à violência, seja doméstica ou sexual, e o acolhimento a essas vítimas”, declarou Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió.

“Isolada, mas não calada”

Com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, mulheres com parceiros violentos foram separadas das pessoas e de recursos que poderiam ajudá-las. Como parte do programa “Salve mulher!”, a campanha “Isolada, mas não calada” vem para publicizar os direitos das vítimas, além dos serviços disponíveis no Município para atender às mesmas. 

Ana Paula Mendes no lançamento do programa “Salve Mulher”. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
 

“Essa campanha é um despertar através da informação. Alagoas ocupa a primeira posição em casos de feminicídio no Nordeste e, mesmo que as mulheres estejam isoladas em casa, de home office, elas saberão que não precisam ficar caladas. O agressor quer o silêncio, quer que elas se escondam, mas nós estamos desenvolvendo políticas públicas para acolher essas mulheres que decidem falar”, explicou Ana Paula.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AL), somente em 2020, de março a agosto, ápice do isolamento na capital, foram realizados 762 boletins de ocorrência de infrações à Lei Maria da Penha. Número superior a um período menor deste ano, de março a julho, quando foram 739 denúncias.

Programação

09 a 31.08  Iluminação da Associação Comercial de Maceió com a cor lilás

10 e 11.08, das 9h às 12h – Qualificação das coordenações dos CRAS e CREAS para fortalecer a frente de acolhimento às vítimas 

16.08 às 9h – Abertura do Agosto Lilás na Casa da Mulher, centro da capital, e entrega de certificados dos servidores

17.08 às 15h – Blitz de conscientização com campanha socioeducativa nos sinais de trânsito no Terminal do Benedito Bentes; em frente ao Shopping Pátio, na Cidade Universitária; e na Casa Vieira

18.09 às 15h – Blitz de conscientização do “Salve Mulher!” no Vergel do Lago

18.08 às 21h30 – Campanha de Conscientização no Estádio Rei Pelé (Jogo do CRB x Operário)

19.08 às 9h – Assinatura do termo de convênio com a OAB/AL para o projeto “Tem Saída” no auditório da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá

19.09 às 16h – Blitz de conscientização com campanha socioeducativa em sinal de trânsito da Ponta Verde, em frente à Super Pizza

21.08 – Caravana de combate à violência com trio elétrico 

21 e 22.08 às 18h – Ação nas ruas com a Guarda Municipal

24 e 25.08 às 16h – Visita aos bairros com maiores índices de violência contra a mulher

 

Millena Barroca/Secom Maceió

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »