Enquanto o registro de vacinação contra a Covid-19 prossegue com lentidão em todo o Brasil, Alagoas volta se destacar nacionalmente como um dos cinco estados que mais incluem os dados da imunização no sistema do Ministério da Saúde (MS) no prazo de até 48 horas após a aplicação das doses. A notícia foi veiculada na edição desta segunda-feira (9) do Jornal Nacional, na Rede Globo.
O desempenho acima da média nacional é resultado da política de integração com os municípios realizada pelo Governo do Estado. Além da eficácia no recebimento e distribuição dos imunizantes, o Estado promove o suporte adequado e oferece incentivos financeiros, como o programa Vacina Alagoas, que disponibilizou um total de R$ 31 milhões para acelerar a campanha de imunização em território alagoano e distribuir 250 mil cestas básicas aos menos favorecidos.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que o Governo de Alagoas não mede esforços para dar agilidade à vacinação e ressalta a importância da imunização: “Somente com a vacinação podemos proteger a nossa população. Não existe tratamento precoce contra a Covid-19. Seguimos firmes no propósito de avançarmos com a campanha de vacinação, porque as vacinas já mostraram que são eficazes, uma vez que os casos e óbitos pela doença têm reduzido, o que pode ser verificado no percentual de hospitalizações”.
De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem do Jornal Nacional, o atraso da maioria dos estados dificulta o planejamento e a avaliação do andamento do programa de vacinação.