Nesta quinta-feira (29) o Brasil registrou 1.318 mortes e 42.283 novos casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) referentes às últimas 24 horas.
No total, o país já soma 554.497 mortes e 19.839.369 de casos do novo coronavírus. Os números são consolidados desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020.
A média móvel de mortes está em 1.069 e a de contaminações está em 45.094. A média representa o balanço de óbitos e de contaminações pela doença nos últimos sete dias.
Sete estados brasileiros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de contaminados pelo novo coronavírus: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e o Rio de Janeiro.
São Paulo lidera em número de mortes e de casos, já são 138 mil óbitos e mais de 4 milhões de contaminações pela Covid-19.
No quadro Vacina a Sério desta quinta-feira (29), a CNN perguntou a Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, se a Coronavac é ineficaz contra a Covid-19 em idosos. Veja a resposta:
"Isso é mentira, é um absurdo. Tem trabalhos científicos já mostrando e não só trabalhos científicos, a vida provou para nós que não a eficácia, mas sim a efetividade da Coronavac em idosos, ou seja, na vida real nós deixamos de ver os idosos morrerem, sendo hospitalizados e indo para a terapia intensiva como a gente viu antes da vacinação. Então, o que de fato mudou a vida dos brasileiros foi a vacinação com a Coronavac lá no início do ano, quando estávamos com a disseminação do vírus aqui no nosso local."