Nesta segunda-feira (19) o Brasil registrou 542 mortes e 15.271 novos casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários (Conass) referentes às últimas 24 horas.
Este é o menor número de novos casos da doença em 24 horas, registrado neste ano. O último apontamento abaixo do apresentado nesta segunda-feira foi em 16 de novembro de 2020, quando o país teve 13.371 novos casos de Covid-19.
A média móvel de mortes está em 1.218 nesta segunda-feira, e vem apresentando queda desde meados de junho. O índice representa o balanço de mortes dos últimos sete dias.
Seis estados brasileiros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de contaminados pelo vírus: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O estado do Rio de Janeiro se aproxima da marca, com 999.906 contaminados.
O Estado de São Paulo vai iniciar uma nova campanha de vacinação contra Covid-19 em 17 de janeiro do ano que vem, um ano após a primeira aplicação de um imunizante contra a doença no Brasil, disse nesta segunda-feira (19) o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
"Essa nova fase para a imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem, que foi exatamente o primeiro dia que nós vacinamos o primeiro brasileiro aqui de São Paulo, Monica Calazans", afirmou ele, citando o nome da enfermeira que recebeu a primeira aplicação de uma vacina contra a Covid no Brasil em janeiro deste ano.