MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
17/07/2021 às 18h32min - Atualizada em 17/07/2021 às 18h32min

Número de mortes em enchentes na Alemanha e Bélgica aumenta para 170

Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas, inacessíveis ou sem acesso à água e energia nos dois países

Reuters*
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
O número de mortos nas enchentes no oeste da Alemanha e na Bélgica aumentou para pelo menos 170 neste sábado (17), depois que inundações derrubaram casas e destruíram estradas e linhas de energia.
 

Cerca de 143 pessoas morreram nas enchentes no pior desastre natural da Alemanha em mais de meio século. Isso incluiu cerca de 98 no distrito de Ahrweiler, ao sul de Colônia, de acordo com a polícia. Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas ou inacessíveis, pois várias áreas ainda estão com alto nível da água, e a comunicação em alguns lugares ainda está difícil.

Moradores e proprietários de negócios lutam para juntar os cacos em cidades destruídas. "Tudo está completamente destruído. Você não reconhece a paisagem", disse Michael Lang, dono de uma loja de vinhos na cidade de Bad Neuenahr-Ahrweiler em Ahrweiler, lutando contra as lágrimas.

O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier visitou a cidade de Erftstadt, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, onde o desastre matou pelo menos 45 pessoas. “Lamentamos com aqueles que perderam amigos, conhecidos, membros da família”, disse ele. "O destino deles está rasgando nossos corações."


Cerca de 700 residentes foram evacuados na noite de sexta-feira (16) após o rompimento de uma barragem na cidade de Wassenberg, perto de Colônia, disseram as autoridades. Mas o prefeito do município, Marcel Maurer, disse que os níveis de água vêm se estabilizando desde a noite. "É muito cedo para dar tudo certo, mas estamos cautelosamente otimistas", disse ele.

A barragem Steinbachtal, no oeste da Alemanha, no entanto, continua sob risco de rompimento, disseram as autoridades depois que cerca de 4.500 pessoas foram evacuadas de suas casas rio abaixo. Steinmeier disse que levará semanas até que o dano total, que exigirá vários bilhões de euros em fundos de reconstrução, possa ser avaliado.

Armin Laschet, premiê estadual da Renânia do Norte-Vestfália e candidato do partido governante CDU nas eleições gerais de setembro, disse que falaria com o ministro das Finanças, Olaf Scholz, nos próximos dias sobre o apoio financeiro. A chanceler Angela Merkel deve viajar no domingo para a Renânia-Palatinado, o estado que abriga a devastada vila de Schuld.

Na Bélgica, o número de mortos subiu para 27, segundo o centro nacional de crise, que coordena a operação de socorro no país. O informe também acrescentou que 103 pessoas estavam "desaparecidas ou inacessíveis". Alguns estavam provavelmente inacessíveis porque não podiam recarregar os celulares ou estavam no hospital sem documentos de identidade, disse o centro.

Comunidades isoladas

Nos últimos dias, as enchentes, que atingiram principalmente os estados alemães de Renânia-Palatinado e Renânia do Norte-Vestfália e o leste da Bélgica, cortaram o fornecimento de energia e comunicações de comunidades inteiras.

A RWE, maior produtora de energia da Alemanha, disse no sábado que sua mina a céu aberto em Inden e a usina termoelétrica a carvão de Weisweiler foram gravemente afetadas, acrescentando que a usina estava operando com capacidade inferior depois que a situação se estabilizou.

Nas províncias do sul da Bélgica, Luxemburgo e Namur, as autoridades correram para fornecer água potável para as famílias.

Destruição na cidade de Pepinster, na Bélgica, após forte tempestade

Destruição na cidade de Pepinster, na Bélgica, após forte tempestade


Destruição na cidade de Pepinster, na Bélgica, após forte tempestade Foto: Olivier Matthys/Getty Images

Os níveis das enchentes caíram lentamente nas partes mais atingidas da Bélgica, permitindo que os residentes separassem os bens danificados. O primeiro-ministro Alexander De Croo e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitaram algumas áreas na tarde de sábado.

O operador de rede ferroviária belga Infrabel publicou planos de reparos nas linhas, algumas das quais estariam de volta ao serviço apenas no final de agosto.

Alerta na Holanda

Os serviços de emergência na Holanda também permaneceram em alerta máximo, pois o transbordamento de rios ameaçou cidades e vilas em toda a província de Limburg, no sul.

Dezenas de milhares de residentes na região foram evacuados nos últimos dois dias, enquanto soldados, bombeiros e voluntários trabalharam freneticamente durante a noite de sexta-feira para reforçar os diques e evitar inundações.

Os holandeses até agora escaparam de um desastre na escala de seus vizinhos, e até o sábado de manhã nenhuma vítima havia sido registrada.

Os cientistas há muito dizem que a mudança climática levará a chuvas mais fortes. Mas determinar seu papel nessas chuvas implacáveis ??levará pelo menos várias semanas para ser pesquisado, disseram os cientistas na sexta-feira.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90