O total de 1.548 mortes e 52.789 novos casos de Covid-19 foram registrados no Brasil nesta quinta-feira (15), segundo dados apresentados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) referentes às últimas 24 horas.
Com a atualização dos dados da pandemia, o país passa a ter 538.942 mortes e 19.262.518 de infectados pelo novo coronavírus.
A média móvel de mortes está em 1.252 nesta quinta-feira, e vem apresentando queda desde meados de junho. O índice representa o balanço de mortes dos últimos sete dias.
Dentre os estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro lideram no número de mortes, com 133 mil e 57 mil óbitos, respectivamente.
Seis estados já ultrapassara a marca de 1 milhão de contaminações pelo novo coronavírus: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Santa Catarina.
Todos os 26 estados brasileiros – além do Distrito Federal – apresentam pelo menos uma macrorregião de saúde (cidades que compartilham a mesma infraestrutura do SUS) com transmissão comunitária em nível alto ou extremamente alto.
Essa situação permanece apesar da tendência de queda em relação aos casos notificados, nas últimas seis semanas, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – que é o principal indicativo de Covid-19. Este é o panorama mostrado pelo mais recente boletim InfoGripe feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No entanto, houve uma redução no número de locais em situação gravíssima de contaminação. Agora, são 13 estados com alguma macrorregião com transmissão comunitária em nível extremamente alto. No último estudo feito, eram 17 estados neste patamar.