MENU

09/07/2021 às 21h58min - Atualizada em 09/07/2021 às 21h58min

Após tempestade Elsa, homem encontra dente de tubarão pré-histórico na Flórida

Este foi o segundo dente do maior tubarão que já existiu encontrado pelo curador de arte em um intervalo de dias

Neelam Bohra e Christina Zdanowicz
https://www.cnnbrasil.com.br/
Foto: Reprodução/Jacob Danner/CNN

Jacob Danner procurou por itens extintos quase todos os dias durante o ano passado em uma praia da Flórida.

Mas há três semanas, Danner, um curador de arte, encontrou o seu primeiro dente de megalodonte - com 7 centímetros de comprimento, e em bom estado. Danner estava extasiado.

Porém, logo após a passagem da 
Tempestade Tropical Elsa, na quinta-feira (08) de manhã, ele encontrou mais um dente, agora com 10 centímetros.

 

"Isso noz faz querer passar o dia inteiro caçando, pensando que deve existia mais algum dente por aí", disse Danner, que encontrou ambos os dentes na praia de Fernandina.

Os dentes de megalodonte são artigos premiados para colecionadores amadores, que competem para obter os maiores e em melhor estado possíveis. No entanto, eles não são de grande interesse científico, já que milhares aparecem na costa do sudeste americano, diz Hans Sues, o cientista sénior do Departamento de Paleobiologia do Museu Smithsonian de História Natural.

O megalodonte nadou pelos oceanos do mundo entre 3,6 milhões e 20 milhões de anos atrás, antes de sua extinção. De acordo com o site do Smithsonian, este é o maior tubarão que já viveu, atingindo até 18 metros e com várias fileiras de dentes a forrar as suas mandíbulas.

"O tamanho da mandíbula é comparável ao comprimento total do corpo nos tubarões dos dias de hoje", disse Sues. "Podem, então, utilizar esta proporção para estimar o comprimento total de um megalodonte".

Os dois dentes de megalodonte encontrados por Jacob Danner

Os dois dentes de megalodonte encontrados por Jacob Danner


Os dois dentes de megalodonte encontrados por Jacob Danner
Foto: Reprodução/Jacob Danner/CNN

Durante tempestades como a Elsa, grandes ondas oceânicas "recolhem muitos sedimentos do fundo do mar em águas pouco profundas e depois depositam-nos nas praias, proporcionando um banquete para os banhistas", acrescentou Sues. E foi isso que Elsa entregou.

Um turista de 5 anos de férias em North Myrtle Beach também descobriu um grande dente de megalodonte, de acordo com a filial da CNN WBTV.

Danner disse ter recolhido muitos dentes de tubarão durante a sua estadia, mas encontrar os dentes de megalodon fez renascer a criança dentro dele.

"Estou virando-o em todos os sentidos e segurando-o em minha mão, apenas imaginando os milhões de anos de história que estão ali", disse.

Danner disse que espera que a sua sorte perdure por tempo suficiente para, da próxima vez, encontrar uma moeda de ouro de um naufrágio.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »