O prefeito de Maceió, JHC, entregou, nesta quinta-feira (8), celulares para os Conselhos Tutelares das três primeiras regiões de Maceió. A partir de agora, o trabalho dos conselheiros ficará mais moderno e com acesso a mais plataformas, facilitando o atendimento e aproximando o órgão da população.
“Vamos fortalecer cada vez mais o apoio e proteção das crianças e adolescentes. Fico lisonjeado e grato pelo trabalho que vocês têm feito na nossa cidade. Temos a necessidade de usar ferramentas tecnológicas para que a informação chegue mais rápido e a gente consiga combater a violência e os danos sofridos pelas crianças e adolescentes”, disse o prefeito JHC.
Neste primeiro momento, foram entregues 15 celulares, e no total serão 50 para todos os conselheiros de Maceió. O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, explicou que com a entrega dos aparelhos modernos, os profissionais poderão registrar ocorrências, facilitar a comunicação com as comunidades e utilizar ferramentas de nível federal, além de fazer o registro de fotos e vídeos durante as ocorrências.
“Sabendo da demanda da Assistência Social e da proposta de inovação do prefeito JHC, hoje a gente vai digitalizar os conselhos das três primeiras regiões. Antes, os conselheiros utilizam lanterninhas, e agora com esse celular moderno, nós vamos equiparar todos os nossos conselheiros”, pontou o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge.
Rivânia da Silva, que é conselheira da 3ª Região e recebeu o aparelho, afirmou que esta é uma conquista para todos os conselheiros da Capital.
“A gente está num contexto tecnológico e precisamos estar atualizados. Essa ferramenta de acesso a internet vai dar um suporte ainda maior para os usuários, porque teremos mais agilidade no atendimento. É um momento único e de conquista para todos nós, pois essa ferramenta vai possibilitar que a gente desempenhe melhor a nossa função”, disse.
Capacitação de Conselheiros Tutelares
Além da entrega dos aparelhos celulares, o prefeito JHC, também lançou o Programa de Capacitação para Conselheiros Tutelares. Serão ofertados cinco cursos, de forma gratuita, para contribuir com o desenvolvimento permanente dos profissionais.
“Vamos ofertar cursos para formar e desenvolver agentes públicos capazes de inovar e servir a sociedade. É um direito da sociedade, que as pessoas que prestam serviços públicos tenham ferramentas para prestar um bom trabalho e melhorar a vida de quem mais precisa. Serão cursos muito importantes para garantir os direitos das crianças e adolescentes, é importante que se dediquem para que possam ser estruturadas novas iniciativas”, afirmou o prefeito JHC.
Os cursos retratam os aspectos da realidade dos conselheiros municipais com destaque na formação para o direito da Criança e do Adolescente e foram selecionados na busca de manter uma concepção da capacitação em gestão de pessoas.
Sthefane Ferreira / Secom Maceió.