A Defesa Civil de Maceió segue com a instalação de placas de sinalização de rotas de fuga para serem usadas no caso de uma emergência nos bairros afetados pelo afundamento do solo causados pela mineração de sal-gema. A medida atende ao Plano de Contingência elaborado pelo órgão em 2020.
As rotas indicam os pontos de recolhimento rápido (PRR), marcados em vermelho no mapa abaixo. Em caso de emergência, é de lá que partirão os ônibus que levarão as pessoas para o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), na Rua Miguel Palmeira, no bairro do Farol.
Há dois tipos de placas instaladas: uma para orientação de motoristas, que é fluorescente, e sinaliza as vias com o caminho mais rápido e seguro até o equipamento de Defesa Civil; e outra que é menor, sinaliza a rota para que os pedestres cheguem aos PRRs, onde aguardarão os veículos para transporte.
De acordo com Cláudia Rivera Escorcia, diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió, as placas são parte do Plano de Contingência, montado pela Defesa Civil.
“Essa sinalização é parte do nosso plano. No momento, esse plano está sendo atualizado, uma vez que essa atualização deve ocorrer anualmente, de acordo com as informações que recebemos sobre a situação da subsidência”, explicou.
As primeiras placas foram instaladas nas Ruas Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmom) e Prof. José da Silva Camerino (antiga Avenida Belo Horizonte). Já as ruas marcadas como rotas de fuga, que indicam o caminho aos PRRs ou a via mais rápida e segura para chegar ao CAT, são: