Alagoas lidera a criação de novas empresas na região Nordeste e figura em quinto lugar no ranking nacional. Somente entre janeiro e abril de 2021, foram abertos 14.125 novos empreendimentos no estado. O número registrado no último boletim do Mapa de Empresas do Brasil representa um aumento de 51,2% na taxa em relação ao mesmo período do ano passado.
A estatística alagoana tanto lidera como supera a média regional, que ficou em 39%, de acordo com painel divulgado no último sábado (26) pelo Ministério da Economia por meio do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.
Na comparação com os últimos quatro meses de 2020, a taxa de Alagoas também foi positiva, com crescimento de 27,5%. Ou seja, mesmo diante da pandemia, o estado demonstra capacidade de atrair novos investimentos e manter a economia aquecida.
Apesar do aumento de 32% na taxa de extinções – em relação ao mesmo período do ano anterior –, o balanço registra que 4.209 empresas deixaram de existir. Um saldo positivo de aproximadamente 10 mil novos empreendimentos com portas abertas. No total, há 149.536 empresas ativas atualmente em todo o estado.
As informações podem ser acessadas no boletim Mapa de Empresas disponível no endereço: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas/boletins/mapa-de-empresas-boletim-do-1o-quadrimestre-de-2021.pdf