Um ano e três meses após o primeiro registro de morte pelo novo coronavírus no Brasil, o país atingiu a marca de 500 mil mortos pela covid-19. Segundo dados do consórcio de veículos da imprensa, o Brasil confirmou mais 1.401 novos óbitos de sexta (18/6) para sábado (19/6) e com isso ultrapassou a triste marca de meio milhão de vidas perdidas para a doença.
Pelas redes sociais, diversas pessoas lamentaram o número, que levou o Brasil a ser o segundo país com maior número de mortes do mundo. Em Alagoas, alguns políticos comentaram a marca e elencaram algumas fatores que podem ter contribuído para o avanço no número de mortes, assim com reforçaram a necessidade da vacina para controlar a doença.
Veja o que disse os políticos alagoanos:
Senador Renan Calheiros: “O negacionismo chegou a tal ponto, mas a tal ponto, que um bilionário como Carlos Wizard se nega a cumprir uma liminar do STF e uma convocação feita há dois meses pela CPI. É com isso que estamos lidando”.
Governador Renan Filho: “500 mil mortos no Brasil nessa pandemia de Covid-19. Que tragédia para tantas famílias. Apresento meus sentimentos a todas elas. Reafirmo meu compromisso de lutar pela vida, mesmo que incompreendido por alguns. Evite aglomeração, use máscara, vacine-se quando sua vez”
Deputado Marx Beltrão: Hoje foi divulgado que meio milhão de brasileiros já foram mortos pelo coronavírus no Brasil. Para nós alagoanos, uma comparação revela o tamanho desse horror: é como se metade da população de Maceió tivesse morrido. Não é humanamente possível ficar indiferente à essa tragédia"
Deputada Tereza Nelma: “O Brasil ultrapassou, neste sábado (19), a marca de 500 mil mortos pela Covid-19. Segundo país no mundo com maior número de vítimas da Covid-19. É muita dor. Precisamos de um caminho, um caminho com mais respeito à vida, à ciência e aos brasileiros. Não são número, são pessoas”
Senador Fernando Collor: O Brasil alcançou a triste marca de 500 mil mortos com Covid-19. Meu sentimento de pesar as famílias enlutadas no país. Que a vacina avance! Esse é único caminho para combater o vírus. Essa tempestade vai passar ”