O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo vai destinar recursos federais para reconstruir a ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e Tocantins. A estrutura desabou neste domingo (22) e o titular da pasta afirmou que o Executivo vai enviar entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões aos estados.
“Temos todas as condições técnicas para reconstrução e também os recursos financeiros necessários”, afirmou o ministro. A obra deve ser concluída em 2025 e também haverá um decreto emergencial para acelerar a reconstrução.
Renan Filho visitou o local do acidente nesta segunda (23) ao lado dos governadores Carlos Brandão (Maranhão) e Wanderley Barbosa (Tocantins), além de Fabrício Galvão, diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
URGENTE! A ponte que liga Aguiarnópolis, norte do Tocantins, a Estreito, no sul do Maranhão, desabou na tarde deste domingo, 22. Há relatos de que veículos teriam caído junto com a estrutura, localizada na BR-010. pic.twitter.com/V4Au9i2rKU
— Daniel Lélis (@dannlelis) December 22, 2024
A queda da ponte ocorreu neste domingo na BR-226, sobre o rio Tocantins. A Polícia Militar confirmou a morte de duas pessoas após o acidente e o desaparecimento de 16 pessoas, que estão sendo procuradas por equipes de resgate.
Uma mulher de 25 anos e um homem de 42 são as vítimas fatais do acidente. Um homem de 36 anos foi resgatado com vida e a lista de desaparecidos inclui crianças, mulheres e um mototaxista.
O ministro afirmou que será aberta uma sindicância para apurar as causas do desabamento e punir eventuais responsáveis pelo episódio. Diversos veículos caíram na água após o rompimento da estrutura e a água foi contaminada por substâncias carregadas em caminhões.