MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
07/07/2024 às 17h30min - Atualizada em 07/07/2024 às 17h30min

'Roubo é roubo, todo mundo sabe o que é': Engane-se quem quiser, mas não tente enganar seus semelhantes

Você sabe que roubo é crime? Então, compreende porque Bolsonaro está em apuros

https://www.metropoles.com/
PR e Reprodução
Concordo: para pessoas que não se ligam no assunto, e por mais que se explique, é difícil compreender e aceitar que um ex-presidente da República possa ser punido por uma tentativa de golpe que fracassou. Democracia? Ora, não vivemos em uma e ela não continua a existir? A essa altura, então, por que punir Bolsonaro?
 

Mas se homicídio é crime e tentativa de homicídio também é, golpe é crime, está na lei, e tentativa de golpe, segundo a lei, igualmente é crime. Vale o que está escrito na Constituição e nos códigos. É por isso que Bolsonaro, ao que tudo indica, será condenado no próximo ano e preso – salvo se Jesus descer à Terra outra vez e prescrever o contrário.

Há quanto tempo não se espera a volta de Jesus? Depois de ter sido tão maltratado como foi da primeira vez, por que se arriscaria a voltar? Sou cristão, sobrinho de bispo, conheci pessoalmente dois santos, mas aposto que Ele (atenção, revisor: é com maiúscula) jamais voltará. Não tem por quê.

Discordo, porém, dos que dizem que os brasileiros também não compreenderão se Bolsonaro for condenado por roubo de joias milionárias que pertenciam ao Estado. Ou se compreenderem, poderão concluir que Bolsonaro está sendo perseguido, acelerando assim o processo de vitimização dele.

Convenhamos: roubo é roubo, todo mundo sabe o que é. As tais joias milionárias foram presenteadas ao Brasil, não ao governo, não ao presidente da República, por governantes estrangeiros. Logo… Elementar, meus caros: logo, Bolsonaro não poderia ter vendido algumas joias e escondido outras na casa de amigos. Não podia.

E por que recomprou algumas joias que havia vendido se não era crime apoderar-se delas? Por ignorar que fosse crime e só depois dar-se conta de que era? Quem acreditará numa baboseira dessas, fora os bolsonaristas fanáticos, de raiz, capazes de bater na porta de quarteis para pedir a anulação de eleições consideradas legítimas pela Justiça?

Esses, sinto muito, sempre acreditarão no que Bolsonaro disser e no que queiram crer. São os que batem continência para pneus, casos perdidos. Mas nem todos os bolsonaristas são fanáticos. E se Bolsonaro perder o apoio deles, sua popularidade se reduzirá. O Bolsonaro que saiu das urnas em 2022 é hoje muito menor do que o Bolsonaro que entrou.

Outra coisa: todo mundo sabe o que significa falsificar documentos. Sabe que falsificar documentos particulares ou oficiais é crime. Há fartas provas de que foram falsificados os certificados de vacinação contra o Covid-19 em nome de Bolsonaro e da sua filha adolescente. Bolsonaro não sabia? Faça-me o favor… Respeite minha inteligência.

A quem interessava o crime da fraude de documentos oficiais – mais um crime? Só a Bolsonaro, que se beneficiou ou que se beneficiaria dele. Ninguém sai por aí falsificando documentos para dá-los de presente ao presidente da República. E se o fizer, o presidente é obrigado a denunciar ou a mandar prender os criminosos.

Os chefes militares convidados a dar um golpe para impedir a posse de Lula disseram não a Bolsonaro ou subiram no muro. Era obrigação deles denunciá-lo e até prendê-lo. Em resumo: por ingenuidade, malícia ou desinformação, subestima-se a capacidade de entendimento das pessoas comuns. Engane-se quem quiser – mas não tente enganar seus semelhantes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90