Um caso inusitado e até emblemático aconteceu na cidade de Marechal Deodoro. Isso porque o vereador Paulo Roberto de Souza Rodrigues, o Paulinho do Francês (Republicanos), criou uma situação que ele mesmo provocou nas redes sociais.
A questão é que o site e Instagram Na Mira da Notícia Alagoas publicou uma imagem de Paulinho do Francês criticando a gestão do prefeito Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau (MDB), ao visitar algumas localidades com ruas alagadas em Marechal Deodoro.
A postagem “Vereador Paulinho do Francês mostra dura realidade em localidade empoçada”, publicada no Instagram Na Mira da Notícia Alagoas, incomodou o edil. Isso, segundo fontes do Blog Kléverson Levy, pelo simples motivo que Paulo Roberto de Souza Rodrigues faz(sic) parte da bancada do prefeito na Câmara de Vereadores.
O 2º secretário do legislativo deodorense, de fato, se arrependeu de usar suas redes sociais para mostrar a real situação da cidade, voltou atrás e, após divulgação na imprensa local, acusou o site de propagar ‘fake news’ e usar sua imagem indevida.
Com isso, Paulinho do Francês (Republicanos) foi até os microfones da Casa do Povo para fazer um “voto de repúdio” pelo uso de sua imagem. O vereador tratou a publicação como sendo “sem autorização e com notícias inveridícas”. Absurdo!
Confira no vídeo abaixo!
Porém, ao nobre vereador, fica o aviso que além dele ser uma pessoa pública, o que está publicado nas redes sociais é público. Publicou, tudo se torna de domínio público. Não precisa de autorização para usar, principalmente, ele que é um vereador = pessoa mais que pública.
Afinal, quando ele publicou uma cobrança – apesar de ter se arrependido por suas questões políticas – o que não pode é dizer que a imagem que o próprio postou em sua conta oficial no Instagram é ‘fake news’.
Por fim, fica a pergunta ao nobre vereador: ao mostrar o lamaçal e a situação precária do município, quem está correto nas redes sociais?, já que o senhor está tratando a divulgação da imagem de sua conta oficial como uma informação falsa?
Em tempo!
Vou repetir o que já disse antes e sempre: aprendo, mais, ainda, que Jornalismo é independência e não subserviência política ou servilismo aos políticos. Afinal, “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
O Blog Kléverson Levy se mantém em defesa da imprensa, do jornalismo e da liberdade de expressão.
É isto!