Após 30 anos, o CRB conseguiu chegar à grande final da Copa do Nordeste. Um fato histórico! O Galo entrou em campo neste domingo (26), às 18h, contra o Bahia, pela semifinal da competição 2024, na Arena Fonte Nova-BA, e, quem saiu feliz do estádio, foi o CRB.
O time comandado por Daniel Paulista, venceu os baianos, por 8 a 7, nas cobranças de pênaltis, após o empate de 0 a 0 no tempo normal, e carimbou a vaga na finalíssima do Nordestão 2024. Uma grande conquista para os regatianos!
Marcaram os gols para o CRB: Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda e Mike. Já os gols do Bahia foram de Everaldo, Estupiñán, Luciano Juba e Cauly, Jean Lucas, deixando tudo igual (5x5). Nas alternadas, João Pedro, Matheus Ribeiro e Lucas Calyel fizeram para o time regatiano; Biel e Ademir também fizeram para o Tricolor, mas Caio Alexandre perdeu: 8 a 7.
Agora o Galo vai entrar em campo na quarta-feira (5 de junho), contra o Fortaleza, que também se classificou, mas em cima do Sport, após vencer por 4 a 1.
Pela Série B do Brasileiro, o Galo volta a jogar no próximo domingo (2 de junho), no Moisés Lucarelli, onde encara Ponte Preta, às 16 horas. E o Bahia, que disputa a Série A do Brasileirão, vai jogar também no domingo (2) e às 16h, na Arena MRV, contra o Atlético-MG.
1º Tempo
O jogo começou com o Bahia tendo a posse de bola e valorizando a troca de passes. Na sua primeira tentativa, aos 4min, Arias recebeu o lançamento em profundidade na ponta direita, ganhou da marcação e cruzou, mas nas mãos de Matheus Albino.
O Bahia seguia mais intenso, com o duelo chegando aos 7 minutos, bem ao estilo do técnico Rogério Ceni, e ameaçando o Galo. Aos 8min, Juba cruzou com veneno, pela esquerda, e Matheus Albino se antecipou e tirou o perigo.
Uma boa chance do CRB se deu aos 11min. Léo Pereira ficou com a bola na esquerda do ataque, puxou para dentro e chutou, mas saiu mascado e foi para fora. O jogo era tenso para o Galo.
Aos 13min, outra boa chance para o CRB, quando Hereda se mandou pela ponta direita e mandou uma bomba, quase pegando o goleiro de surpresa, com uma bola no ângulo. Por pouco o time regatiano não abriu o placar.
O jogo chegava aos 20 minutos e, nesse momento, era o Galo quem pressionava. Aos 29min, no entanto, a boa chance foi do Bahia. Jean Lucas desarmou a defesa do CRB e ficou livre na frente do gol. Ele tentou acionar Thaciano, mas a zaga do Galo foi rápida para tirar o perigo.
Aos 31min, de novo o Tricolor de Aço assustou. Isso porque o CRB saiu mal para o jogo e Everton Ribeiro aproveitou o vacilo; deixou com Ratão, na área, que serviu a Jean Lucas, na marca do pênalti, mas quando ele chutou forte, a bola foi na trave.
E era só pressão do time baiano. Aos 36min, quase saiu o gol. Juba ganhou na marcação de Labandeira, foi à linha de fundo e cruzou para a defesa de Matheus Albino. No rebote, Jean Lucas chutou, mas para fora e com muito perigo, à direita do goleiro.
O 1º tempo chegava ao final e o CRB só segurava a pressão dos baianos. Aos 42', Ratão recebeu na entrada da área e mandou a bomba, vendo a bola bater na rede pelo lado de fora. E, com os 3min dados pelo árbitro, a etapa inicial foi finalizada, aos 48 minutos.
2º Tempo
As duas equipes voltaram a campo com uma alteração cada uma. Aos 4 minutos, quem teve uma boa chance foi o Bahia. Após cobrança de escanteio, o chute de Jean Lucas foi na trave, para alívio do Galo.
O jogo estava nervoso, a essa altura, por volta dos 10 minutos e, com a igualdade no placar, a decisão estava indo para as cobranças das penalidades máximas.
O time regatiano teve uma falta em seu favor, aos 12min. Após a cobrança, Fábio cabeceou muito mal e mandou a bola por cima, mas o árbitro já tinha assinalado impedimento.
Aos 15min, quase saiu o gol dos baianos, que era só pressão em cima do Galo. Cauly ficou cara a cara com Matheus Albino, tirou do goleiro e chutou, mas a bola foi chorando e passou raspando a trave.
Chegando aos 20 minutos, o CRB trocava passes no campo de defesa. E o Bahia tentava achar espaços e não conseguia. Aos 27min, o Tricolor teve uma falta perigosa a ser cobrada, mas a jogada ensaiada deu em nada.
O tempo passava e, aos 40', por pouco o Bahia não abriu o placar. Cauly cobrou a falta na medida para Arias e o lateral cabeceou para o chão, mas Matheus Albino foi no canto esquerdo e fez bela defesa.
O árbitro deu 4 minutos de acréscimos e, aos 49min, o 2º tempo foi encerrado, com a decisão da vaga indo para os pênaltis. Nas cobranças, deu 0 a 7 para o CRB, classificado para a final.
Ficha Técnica
Bahia - Marcos Felipe; Santi Arias (Everaldo), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Estupiñán) e Cauly; Thaciano (Ademir) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Rogério Ceni.
CRB - Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Matheus Ribeiro; Falcão (Rômulo), João Pedro e Gegê; Labandeira (Caio César) (Lucas Kallyel), Léo Pereira (Mike) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.