MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
15/04/2024 às 13h14min - Atualizada em 15/04/2024 às 13h14min

Governador empossa nova secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação

Cláudia Balbino é a 17ª mulher no Governo e assume pasta prometendo investir na qualificação profissional para inserir jovens no mercado de trabalho

Fábia Assumpção/ Agência Alagoas
Claudia Balbino toma posse como secretária de Estado do Trabalho | Foto: Rogério Costa

O governador Paulo Dantas deu posse, na manhã desta segunda-feira (15), à nova secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, pastora Cláudia Balbino, e ao secretário-executivo de Gestão Interna, Erick Andrade, em solenidade no salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

A pastora Cláudia Balbino será a 17ª mulher a assumir o secretariado de maioria feminina do governo Paulo Dantas.

O governador disse ter certeza de que com todas as qualidades técnicas e sua experiência, a secretária Cláudia Balbino fará um trabalho exitoso, promovendo mais empregos e mais crescimento econômico para o Estado de Alagoas. “Ela {Cláudia) vai trabalhar de maneira integrada e transversal com toda a nossa equipe econômica e  linkada também com as Secretaria de Educação e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, para promover ainda mais ofertas de formação, de capacitação, de cursos que possibilitem o homem, a mulher, o adolescente, o jovem que, por acaso, esteja naquela fase de transição entre o ensino médio e  a formação acadêmica, possam conseguir seu emprego”, destacou o governador.

Paulo Dantas também demonstrou sua alegria por está atingindo 61% da composição do seu secretariado por mulheres. “Mulheres inovadoras, mulheres extraordinárias, mulheres que têm levado o Estado de Alagoas para os maiores patamares. À medida que nós somos o Estado do Nordeste que mais cresce economicamente e que mais gera emprego, a gente fica entre os cinco primeiros colocados no Brasil nos mesmos quesitos e eu tenho certeza de que é a vinda da Pastora Cláudia Balbino com o nosso querido ex-presidente do Instituto de Identificação, o Erick Andrade, com todo o apoio do nosso querido pastor Jacques Balbino, e de toda uma equipe técnica que será montada de maneira totalmente livre e independente pela secretária. Vamos fazer um trabalho ainda mais próximo das comunidades de Maceió, das grotas e das igrejas”, afirmou.

O governador ressaltou a importância da Secretaria de Trabalho estar mais perto das comunidades, pois uma das dificuldades do programa Escola do Turismo, por exemplo, é levar  as pessoas a fazer o curso de capacitação. “A pastora Cláudia Balbino tem muita proximidade com as comunidades, muita proximidade com as pessoas mais humildes do nosso estado, com as mulheres. Nós vamos ter um facilitador enorme para que a gente atenda essa demanda do trade turístico. O trade tem crescido muito, tem feito a sua parte, tem ampliado a sua rede de opções para receber os nossos turistas e nós estamos também trabalhando em conjunto para termos colaboradores eficientes, formados, capacitados para ingressar no mercado de trabalho”, pontuou o governador.

Desafios: capacitação e investimento no primeiro emprego

A secretária Cláudia Balbino disse que tem muitos desafios ao assumir a Secretaria de Trabalho, e o principal deles é manter o nível de crescimento registrado nos últimos meses em Alagoas, investindo em capacitação profissional.  “Temos esse grande desafio e a nossa meta é trazer qualificação para que continue esse desenvolvimento em Alagoas”, afirmou Cláudia.  A secretária ressaltou que irá buscar parcerias com entidades como Senac, Sesi e Senai e com as demais secretarias de Governo para investir nos jovens que buscam o primeiro emprego.  “Estamos chegando agora, vamos sentar, ver o planejamento que já foi feito para a pasta. Se tiver que refazer algumas coisas, iremos reformular, mas, com toda certeza, desafios são feitos para serem vencidos”, assinalou a secretária.

O secretário Executivo de Gestão da Seteq, Erick Andrade, lembrou que Alagoas apresenta hoje excelentes números economicamente e é necessário qualificar as pessoas para gerar ainda mais emprego e renda. “Alagoas é a primeira no Nordeste e a quinta no país em crescimento econômico e junto com a economia vem o emprego, vem a renda. Por isso, precisamos qualificar as pessoas, trazer novos cursos, fazer com que as pessoas, todas elas, de forma igualitária, possam ter a mesma oportunidade. E a secretaria Cláudia, na Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação, nós estamos aqui para fazer isso, aumentarmos esses postos e qualificar as pessoas”, assegurou o secretário executivo.

O deputado estadual Breno Toledo (sic...) ressaltou que o governador Paulo Dantas faz uma gestão democrática que valoriza não apenas a igualdade de gênero, a maioria feminina, mas, principalmente, dando foco também à eficiência, à qualidade do seu quadro de servidores e secretários de Estado. “A Assembleia Legislativa está de portas à Secretaria de Trabalho, a todo o governo do Estado de Alagoas, porque nós entendemos que essas fases políticas públicas do Estado de Alagoas estão dando certo, estão trazendo eficiência e qualidade de vida para as pessoas. Então, por isso, é que a gente tem que festejar esse momento e certamente a Secretaria de Trabalho, que já vinha bem, agora vai ficar ainda melhor”, afirmou o deputado.

O pastor Jacques Balbino, da ADBrás Alagoas, parabenizou o  governador Paulo que traz mais uma mulher para  o seu secretariado e agora uma pastora, trazendo a representatividade do povo de Deus para o seu governo. “Essa secretaria vem trazer e fomentar o crescimento, principalmente entre os jovens. O primeiro emprego é muito importante para preparar os jovens, capacitá-los, formá-los, para termos um mercado bem produtivo e com isso tem renda, tem crescimento, tem prosperidade e Deus vai prosperando cada vez mais”, observou o pastor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90