MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
11/04/2024 às 12h17min - Atualizada em 11/04/2024 às 12h17min

Exporta Mais Brasil: Alagoas promove alimentos saudáveis para o mundo

Vice-governador Ronaldo Lessa destacou a importância da exportação para a economia alagoana

Alexandre Câmara
https://alagoas.al.gov.br
Ronaldo Lessa destacou a importância do programa para a economia alagoana Pei Fon

O vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas na solenidade de abertura da edição do programa Exporta Mais Brasil: Alimentos e Bebidas para Saúde e Bem-Estar, realizada nesta quarta-feira (10) no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. O programa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com o apoio e suporte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). A programação se estende até o dia 13 de abril.

A Apex Brasil, presidida por Jorge Viana, atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior. Nesta edição em Alagoas, a Apex reúne representantes do setor de alimentos saudáveis, oferecendo rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais. Seis compradores internacionais participam de rodadas de negócios com 20 empresas brasileiras do setor, 13 delas de Alagoas. São empresas que trabalham com mel, própolis, sucos, coco, tapioca, farinha, granola e diversos outros produtos derivados prontos para conquistar o mundo.

Lessa destacou a importância do programa para a economia alagoana: "Hoje para mim é um dia histórico. A Apex está trazendo os compradores para os lugares onde produzimos no Nordeste, para fazer exportação. Portanto, é um dia importantíssimo para a economia alagoana."

Pei Fon

Ronaldo Lessa falou da importância do estado apoiar o processo de produção das empresas: “A gente aqui no Estado prepara vocês dentro das condições que o Estado tem, no âmbito da gente. É importante dar as condições de trabalho, e avançar, avançar no sentido da produção. A exemplo da agricultura familiar. Quando se fala em alimentos saudáveis, tem ninguém melhor do que a pequena agricultura para produzir isso? Isso é que é importante, é a gente saber que a gente pode dar um salto de qualidade e estamos no caminho certo”, ressaltou.

Em seu discurso, Jorge Viana afirmou que o plano é encontrar empresas e produtos com potencial de exportação que não estão tendo o apoio necessário. “Então essa junção da APEX com as confederações e as federações é fundamental para se trabalhar, seja na agricultura, seja na indústria, seja no comércio”, destacou.

Viana explicou a logística: “Como nem todos os produtores podem ir para feiras internacionais, a Apex está trazendo compradores para cá. Hoje, chegaram compradores da Polônia, China, Malásia, África do Sul, Índia e Canadá. Eles representam muitas empresas dos seus países. Um país que compra esses produtos ou que tem um mercado bom para esse produto, traz um bom comprador e vai colocá-los de frente com as empresas daqui”, destacou.

Além das rodadas de negócios, o evento busca sensibilizar autoridades e empresas locais para a cultura exportadora, discutindo oportunidades e desafios para a exportação. Um workshop apresenta as ferramentas da Apex para apoiar empresas interessadas em exportar, enquanto o seminário “Diálogos Exporta Mais Brasil” estimula discussões entre governo e empresas locais, buscando ampliar o comércio exterior.

Pei Fon

Também participaram do encontro o senador Fernando Farias, as secretárias Paula Dantas (Planejamento),  Renata dos Santos (Fazenda), Aline Rodrigues (Agricultura), os secretários Vitor Pereira (Governo), Silvio Bulhões (Ciência, Tecnologia e Inovação), Hugo Leahy (Relações Federativas), a controladora-geral do Estado, Caroline Balbino, o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Domício Silva.

O Exporta Mais Brasil é uma iniciativa importante para o desenvolvimento da economia alagoana, pois abre portas para novos mercados e oportunidades para os produtores locais.


Pei Fon


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90