MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
08/04/2024 às 16h46min - Atualizada em 08/04/2024 às 16h46min

Ciro Gomes diz que senadora é assessora para assuntos de cama de Camilo Santana

Janaína Farias, que assumiu vaga no Senado, e o PT, responderam à frase do político: “todos sabem que misoginia é uma característica deste senhor”

Por Julinho Bittencourt
https://revistaforum.com.br
Ciro Gomes. Créditos: Reprodução

O ex-senador e ex-candidato à residência, Ciro Gomes (PDT), cometeu mais uma de suas baixarias misóginas, desta vez contra Janaína Farias, a segunda suplente de Camilo Santana, ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação.
 
Logo após Janaína assumir a vaga de Santana no Senado, Ciro declarou:

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana.”

O político não parou por aí e ainda comparou Santana ao imperador romano Calígula, que teria empossado um cavalo como senador em Roma:

“Esse cara [Calígula] estava tão poderoso que para humilhar o Senado nomeou o próprio cavalo. Mal comparando […] eu pergunto, com todo respeito: qual é a obra, a realização, o preparo, que Janaína tem para ser senadora da República?”

E prosseguiu:

“Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”.

A sucessão de frases grosseiras e misóginas não ficou sem resposta. Janaína afirmou que vai processar o político:

“É lamentável que esse tipo de agressão a uma mulher ainda persista na política cearense. Mas a baixaria e a covardia parecem ser uma característica na trajetória deste político. Infelizmente, todos sabem que misoginia é uma característica deste senhor”.

O diretório estadual do PT, por sua vez, divulgou nota sobre as declarações:

“Isso demonstra claramente a dificuldade do senhor Ciro em aceitar mulheres no poder e sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres”.

Gleisi também respondeu

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também respondeu a Ciro Gomes:
 

"Eu não queria, sinceramente, falar mais sobre Ciro Gomes, personagem cada vez menor da vida brasileira. Mas não posso me calar diante das ofensas a uma companheira, a senadora Janaína Farias (PT-CE). Ataque covarde, que merece nossa repulsa. Solidariedade à Janaína e a todas as mulheres que enfrentam o machismo e a misoginia na política e na vida."




“Dormir comigo”

Em 2002, Ciro concorria ao Planalto e, em uma entrevista, ao ser perguntado sobre qual era o papel de sua esposa na sua campanha, respondeu: “A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”.
 
A frase pegou muito mal e tem acompanhado o político, que sofre acusações de machismo e misoginia desde então.
 
Com informações da Coluna de Ricardo Noblat, no Metrópoles

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90